Em São Bernardo, UBS do Batistini amplia horário de funcionamento para até às 22h
Com inclusão da unidade, programa Saúde na Hora Certa chega a 18 UBSs com horário estendido na cidade
- Data: 19/05/2021 19:05
- Alterado: 19/05/2021 19:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Ricardo Cassin / PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo ampliou para 18 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com funcionamento ampliado até às 22h, com a inclusão do equipamento do bairro Batistini ao programa Saúde na Hora Certa, do Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando, na noite desta quarta-feira (18/05), em visita à unidade, localizada na Rua Manuel Carneiro, 120.
De acordo com o chefe do Executivo, a pandemia tem sobrecarregado o sistema de Saúde e a extensão do horário de funcionamento da unidade vai ajudar a ampliar ainda mais os atendimentos. “As unidades que funcionam no horário noturno cumprem um papel importante nesta pandemia, de evitar a aglomeração na busca por serviços, como dispensação de medicamentos, vacinação e mesmo consultas e exames. É também mais uma forma eficiente de reduzir o absenteísmo”, destacou.
Durante a pandemia, o atendimento na Atenção Básica precisou ser adaptado. A sala da comunidade foi equipada e transformada em um Centro Exclusivo de Atendimento Covid-19, com acolhimento médico para diagnóstico e exames. Demais serviços de rotina a pacientes com até 6 meses e gestantes, como vacina e pré-natal, foram mantidos normalmente, bem como a dispensação de medicamentos, troca de receitas de psicotrópicos, atendimentos emergenciais – incluindo de saúde bucal – e as rotinas das linhas de cuidados de pacientes com diabetes, hipertensão e doenças respiratórias crônicas.
De acordo com o diretor da área, Dr. Stefanos Lazarou, a ampliação do horário até às 22h é importante para garantir a oferta de serviços. Para isso, duas novas equipes de Saúde da Família foram contratadas para o horário noturno. “Teremos mais dois médicos na unidade, para atendimento neste horário, que contemplarão os 25 mil pacientes ativos desta UBS”, reforçou.