Em São Bernardo, Teatro Elis Regina completa 40 anos com programação especial
Equipamento cultural recebe espetáculos musicais neste sábado e domingo, a partir das 18h
- Data: 06/05/2022 13:05
- Alterado: 06/05/2022 13:05
- Autor: Natália Fernandes
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Em celebração aos 40 anos do Teatro Elis Regina, a Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura de São Bernardo preparou programação especial para este final de semana. No sábado, o equipamento cultural receberá Otis Trio e Conde Favela Sexteto e, no domingo, a Nômade Orquestra e o convidado especial Projetonave. Ambas atrações são gratuitas e terão início às 18h. Os musicais são voltados ao público com idade a partir de 10 anos.
Em complemento às atividades especiais de aniversário, o Projeto Espalhando a Leitura, da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de São Bernardo, estará no local a partir das 16h, no formato drive-thru, para o recebimento e doação de livros.
“É uma alegria ver um dos espaços culturais mais importantes do Grande ABC cheio de vida novamente, revitalizado e com programação cultural diversificada e acessível a toda a população. Da nossa parte, o compromisso é por manter o trabalho destinado ao fomento e expansão da cultura em São Bernardo”, ressalta a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos.
Entre as atividades de comemoração pelo aniversário do Teatro Elis Regina, a Secretaria de Cultura e Juventude promoveu enquete nas redes sociais para a denominação dos quatro camarins do espaço. No total, foram contabilizadas 883 participações e os nomes mais votados foram: Águas de Março, Fascinação, Maria, Maria e Como Nossos Pais, em referência aos títulos das músicas da cantora que denomina o equipamento cultural.
VALORIZAÇÃO CULTURAL – Inaugurado na década de 1980 e referência cultural no Grande ABC, o Teatro Elis Regina foi interditado em janeiro de 2017 pela Prefeitura devido à ausência de serviços de manutenção nos últimos 20 anos. Após buscas sem sucesso por recursos federais para a realização de melhorias no equipamento cultural, a revitalização do espaço – de 874,27 metros quadrados – ocorreu com verba oriunda do tesouro municipal.
O teatro recebeu investimento de R$ 1,6 milhão para as obras de reforma e ampliação. O equipamento ganhou 81,20m² de área, bem como reforma geral em todos espaços, com troca de revestimentos, forros e paredes, inclusive acústicos, troca de todas as instalações elétricas e hidráulicas, novo sistema de ar condicionado, novas cadeiras, acessibilidade nas áreas interna e externa, reforma da cobertura, adequação dos acessos externos, bem como a construção de novos camarins.
A reinauguração do Teatro Elis Regina ocorreu em meio à pandemia causada pelo Coronavírus e, por isso, foi marcada por show em formato de live com o cantor Pedro Mariano, filho da cantora Elis Regina. A apresentação foi acompanhada ao vivo por quase 5.000 pessoas nas páginas oficiais do Youtube da Prefeitura de São Bernardo e do artista.
CENTRO CULTURAL – O Teatro Elis Regina, juntamente com a Biblioteca Municipal Guimarães Rosa, compõe o Centro Cultural Antonia Marçon Bonício. O nome do teatro é uma homenagem à cantora brasileira falecida em janeiro de 1982 e foi oficializado pelo Decreto nº 7.012, de 7 maio de 1982, sendo um dos primeiros a ser denominado com o nome da artista. Em sua cerimônia de inauguração, em 5 de maio de 1982, o teatro recebeu a mãe, o irmão e o cunhado de Elis Regina e teve como espetáculo um show musical com o Grupo Medusa.
O Teatro Elis Regina fica na Avenida João Firmino, 900, bairro Assunção. Mais informações pelos telefones 4109-6262 e 4351-3479.