Em São Bernardo, Guarda Ambiental acaba com extração irregular de palmito
Agentes da corporação prenderam um individuo em flagrante na região da Serra do Mar
- Data: 08/01/2021 14:01
- Alterado: 08/01/2021 14:01
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
Em São Bernardo
Crédito:Divulgação/PMSBC
A Guarda Ambiental de São Bernardo acabou nesta quinta-feira (07/01) com esquema ilegal de extração de palmito juçara, que é protegido por estar em extinção. Durante a ocorrência, um indivíduo foi detido sob a posse de 24 unidades do produto extraídas de forma irregular. O homem foi preso em flagrante e ainda multado por agentes da corporação em R$ 3.500 por cometer crime ambiental.
A ocorrência foi efetuada no Parque Estadual da Serra do Mar, área considerada de proteção permanente. Durante patrulhamento de rotina realizado pela Guarda Ambiental no local, o homem, que reside na cidade de Juquitiba, Interior de São Paulo, foi flagrado com um facão realizando a extração do palmito dentro da mata fechada. Ao ser deparar com os agentes, o indivíduo tentou fuga, porém sem sucesso.
O indivíduo identificado como C.S, de 51 anos, foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), localizada nas dependências do Centro de Operações Integradas de São Bernardo (COI), onde ficará a disposição da Justiça.
Considerado um crime ambiental, a exploração predatória pode trazer inúmeros riscos à saúde, uma vez que não segue as regras corretas de higiene para embalagem.
PRESERVAÇÃO E FISCALIZAÇÃO – A Prefeitura de São Bernardo tem atuado de maneira intensiva na fiscalização e preservação da área ambiental presente no município. “Temos nos empenhado para colocar em prática políticas públicas eficazes que nos permitam preservar o nosso Meio Ambiente. Inauguramos uma nova sede da Dicma, renovamos a frota da Guarda Ambiental, mas acima de tudo fortalecemos o trabalho de fiscalização por todo nosso território, o que tem nos permitido ter resultados expressivos”, destacou o prefeito Orlando Morando.