Em ação integrada, forças policiais deflagram 5ª Operação São Bernardo Mais Segura
Ação conjunta entre GCM e polícias Militar, Civil e Rodoviária uniu mais de 400 agentes de segurança no combate à criminalidade; assistam ao vídeo da reportagem
- Data: 13/03/2020 07:03
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Crédito:
Em ação conjunta, as forças policiais de São Bernardo deflagraram, nesta quinta-feira (12/03), a 5ª Operação São Bernardo Mais Segura, para reforço das ações de combate à criminalidade na cidade. Com 18h ininterruptas de duração, a força-tarefa reuniu efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Polícia Rodoviária, envolvendo aproximadamente 400 agentes de segurança e 150 viaturas, entre carros e motos.
A dispersão das equipes ocorreu ao lado da Praça do Professor, no bairro Nova Petrópolis. Ao longo do dia, os agentes realizaram saturação de viaturas em bairros com altos indicadores criminais, ações de visibilidade (viaturas estacionadas em locais públicos para prevenir infrações criminosas), bloqueios policiais em vias de fuga, patrulhamento aéreo com presença dos helicópteros Pelicano da Polícia Civil e Águia da Polícia Militar, policiamento montado, cumprimento de mandados judiciais e abordagens e combate de comércios irregulares.
“Estamos promovendo esta operação em diversas regiões da cidade, com concentração em bairros com índices de criminalidade superior aos demais, como é o caso do Parque São Bernardo, a área de divisa com Santo André, Vila São Pedro, Jardim Silvina, entre outros. Nosso intuito é trazer uma maior sensação de segurança à população e mostrar que estamos atuando de forma estratégica e alinhada aos demais órgãos de segurança para trazer uma maior tranquilidade à população”, explicou o prefeito Orlando Morando.
A apresentação da 5ª fase da Operação São Bernardo Mais Segura também contou com presença do secretário de Segurança Urbana, Carlos Alberto dos Santos, do delegado titular da seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, do comandante do CPA/M6, coronel Renato Nery Machado, do comandante do 6º Baep, coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, entre outras autoridades da área de segurança pública.
RESULTADOS
De acordo com o balanço prévio da operação, divulgado às 18h30, foram realizadas 244 buscas pessoais, duas prisões em flagrante e 12 capturas de procurados pela Justiça, por meio da ação policial. Além disso, uma operação para desarticulação da chamada Feira do Rolo, na Praça Lauro Gomes, resultou na condução de sete pessoas ao DP, sendo uma delas autuada por crime de receptação. Um caso de importunação sexual também foi atendido no Jardim Ipê. O autor foi enquadrado na Lei Tamires e multado em R$ 7 mil.
EFETIVIDADE
Nas quatro edições anteriores, a Operação São Bernardo Mais Segura efetuou a prisão de 150 pessoas e realizou mais de 1000 abordagens em todo o município. De acordo com Tossunian, a operação vem cumprindo o seu papel, colaborando para a queda dos índices criminais. “Foram muitos mandados cumpridos e uma série de prisões em flagrante, que, com certeza, trouxeram uma maior sensação de segurança para a população”, completou o delegado.