Elementos globais inspiram nova cartela de cores da Sherwin-Williams
Composta por quatro categorias, Colormix 2014 apresenta as cores tendências para 2014
- Data: 24/09/2013 17:09
- Alterado: 24/09/2013 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Alfapress
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O interesse pelos diferentes elementos e culturas do mundo é a principal inspiração de Colormix 2014, cartela de cores da Sherwin-Williams para o próximo ano. Composta por quatro categorias: Fundamentado, Diáfano, Curiosidade e Intrínseco, a nova paleta é influenciada por uma variedade de drivers, entre eles: moda, eletrônicos, mídias sociais, inovações em novos produtos e a retomada do foco em cultura e tradição.
As cores foram escolhidas por uma equipe de especialistas da companhia, liderados por Carol Derov, diretora do Color Marketing Group e membro da CAUS (Color Association of the United States), com mais de 25 anos de experiência na área. “Todos nós que participamos da criação da nova paleta temos diferentes formações profissionais, viemos de diferentes regiões do mundo e combinamos as informações que coletamos”, destaca Carol.
A primeira categoria, Fundamentado, está focada em tons neutros: tons quentes e frios de cinza, incluindo branco brilhante e preto profundo. O termo que dá nome à coleção faz referência aos desenhos lineares e geométricos presentes na matemática e na impressão 3-D. “Formas sombreadas e as versões negativas das imagens, assim como desenhos simples e complexos; a moda com suas formas estruturadas, pregas, dobras e cortes precisos; e a Escandinávia com seu idealismo de menos é mais, tradição de criação minimalista, às vezes, clássica, exerceram papéis importantes nesta coleção”, explica a especialista.
A categoria Diáfano é composta por um grupo translúcido de matizes suaves, femininas e delicadas: bege puro, tons que remetem aos cosméticos e pérola. “Esta categoria tem um elemento espiritual que passou por todas as influências. Uma dessas influências foi o consumo excessivo: saber a diferença entre ‘eu quero’ e ‘eu preciso’ leva à procura pelo minimalismo e pela serenidade para ordenar nossas vidas. Há, também, um novo foco de feminilidade e uma fotografia de sensação renascentista que destaca o espírito criativo das mulheres, assim como sua beleza e força. A culinária é outra grande influência, sendo o sal uma tendência, além da atmosfera, formada pelas nuvens, anjos e pelo desenho sensorial”.
Curiosidade apresenta cores intrigantes, fascinantes tons misteriosos e profundos, com um toque etéreo. “Esta categoria foca em esquisitices, no bizarro e seus estranhos objetos de fascinação. Ela inclui ciência estranha, exploração e experimentação em arte e técnicas de fotografia; Geologia, com o retorno de materiais brutos tais como cobre, bronze e fósseis; excentricidade, com ousadia, vanguarda e criações sombrias; e curiosidades, com a arte assustadora da taxidermia e o retorno ao surrealismo”, descreve.
Já a categoria Intrínseco é baseada na preservação de tradições culturais e de artesanato mediante a recuperação de técnicas de nossos ancestrais, tais como a renda feita à mão, bordados, tecidos batik e entalhamento de madeira. A América Latina é a primeira influência, com destaque para o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro. “Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo continuarão a expor o Brasil como uma das mais espetaculares influências para desenho e cor. O México também é notável, especialmente por sua nostalgia pelo passado e por seu foco e interesse renovados em Frida Kahlo. A Europa Oriental também é uma grande influência, especialmente a herança húngara do artesanato, o uso de florais, a moda russa”, diz Carol.
A COR DO ANO
Dentre as cores de Colomix 2014, a Sherwin-Williams elegeu uma ‘cor do ano’. Presente na categoria Curiosidade, a cor Exclusive Plum (SW 6263) expressa a contínua tendência em direção ao cinza, enquanto aparenta ser fresca e nova. Na definição de Carol, a cor é um neutro que pode ser um cinza ou um roxo, dependendo do contexto.
“Esta cor aparece na moda e pode ser usada em móveis residenciais: pense numa cadeira com um maravilhoso estofado texturizado ou um sofá de couro. Exclusive Plum combina perfeitamente com as outras cores da categoria Curiosidade e agrega um elemento de mistério aos matizes das outras coleções. Uma tendência útil – mas com uma sensação clássica”, explica.
COLOR STUDIOS
Para incentivar o uso das cores e ajudar os brasileiros a entender as tecnologias e como aproveitar melhor os diferenciais dos produtos Sherwin-Williams, a companhia criou os Color Studios, dois showrooms exclusivos para prestação de serviços diferenciados e de suporte a consumidores, arquitetos, designers, construtoras e pintores.
Localizados no Recife/PE e em Natal/RN, os espaços oferecem gratuitamente diversos serviços personalizados, como aulas e treinamentos teóricos e práticos, consultoria de cores com simulação de ambientes via softwares gráfico, indicação de profissionais especializados e produtos adequados, técnicas de pinturas decorativas, entre outros.
Os espaços também são palcos de workshops sobre os principais temas ligados ao mundo da cor – profissionais gabaritados apresentam-se com frequência no espaço para falar sobre tendências de cores, uso da cor na arquitetura e a influência da iluminação em um projeto.
Diversas palestras técnicas são realizadas no local abrangendo desde problemas nas pinturas a lançamentos de produtos. Os clientes contam também com cursos práticos de aplicação de produtos como texturas e sprays da Colorgin e diversas técnicas de pintura em madeira como pátina, envelhecimento descascado, couro argentino, madeira de demolição, entre outros.
SOBRE A SHERWIN-WILLIAMS
A Sherwin-Williams está presente no Brasil há mais de 60 anos com o objetivo de trazer ao mercado as melhores opções em revestimento e proteção com tintas para as mais diversas finalidades. A empresa atua tanto no segmento imobiliário, quanto industrial e automotivo, sempre com produtos reconhecidos por sua durabilidade, qualidade e inovação. Entre suas principais marcas estão Metalatex, Novacor, Kem Tone, Aquacryl, Colorgin e Sumaré, amplamente reconhecidas por formadores de opinião e consumidores.
Reconhecidamente uma das empresas do setor que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, a Sherwin-Williams é responsável por diversos produtos que tornaram-se referências de mercado, como o primeiro esmalte a base d’água e o primeiro spray aerosol que utiliza como base a água. Recentemente a companhia ganhou o título de empresa de tintas mais inovadora do mundo pela revista Forbes.
A empresa está localizada no estado de São Paulo, onde possui escritório e fábrica no município de Taboão da Serra, no segmento imobiliário. Também fazem parte do grupo a unidade de tintas industriais e aerosol em Sumaré e comercialização de tinta em pó, a divisão Lazzuril, voltada para a indústria automotiva e instalada em São Bernardo do Campo.