Diretrizes curriculares da Educação Infantil de Ribeirão Pires são aprovadas
Documento seguirá, a partir dessa aprovação, para análise do Conselho Municipal de Educação (CME)
- Data: 27/09/2019 11:09
- Alterado: 27/09/2019 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Cerca 250 profissionais da Educação, professores, pais de alunos da rede municipal de Ribeirão Pires participaram nesta quinta-feira, 26 de setembro, da Conferência do Currículo de Educação Infantil Municipal. O evento aconteceu na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm – Unidade I.
A Conferência foi mais uma etapa para que o Currículo da Educação Infantil, documento inédito que será lançado ainda nesse ano, seja avalizado pelo Conselho de Educação (CME) da cidade.
Durante o encontro, o documento foi discutido a partir dos seguintes eixos temáticos: I – Inclusão, Equidade, Diversidade Racial e Igualdade; II – Competências Gerais, Direitos de Aprendizagem e Interdisciplinaridade; III – Matemática, Arte e Movimento, IV – Panorama da educação infantil, Infância e Criança, e Rotina/Movimento do Sono; V- Educação ambiental, Educação Alimentar e Contribuições Didáticas.
Após as discussões temáticas, foi realizada plenária e os participantes aprovaram o conteúdo exposto. Na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, a proposta curricular será analisada pelos membros do Conselho Municipal de Educação (CME).
De acordo com a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart, a iniciativa permitiu a criação de proposta coletiva, com a contribuição de todos os segmentos. “Essa união proposta é um grande passo que proporcionará ainda mais sustentação à prática pedagógica mediada pelo professor e desenvolvida com os alunos em diferentes espaços educativos”, explicou a secretária de Educação.
Ação de formulação do currículo da rede municipal vai ao encontro da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atende a legislação, garantindo o direto da aprendizagem de forma integral Os encontros de elaboração iniciaram em abril deste ano com a participação de professores, gestores escolares, representantes sindicais e de membros da equipe técnica da Secretaria de Educação. Durante o processo de elaboração, também foi realizada consulta popular.