Designer de São Bernardo ganha 1º lugar no Prêmio Estampa Brasil Renner

Revelados os vencedores do Prêmio Estampa Brasil Renner, que ganha exposição e livro exclusivos

  • Data: 24/10/2013 16:10
  • Alterado: 24/10/2013 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: A4
Designer de São Bernardo ganha 1º lugar no Prêmio Estampa Brasil Renner

Crédito:

Você está em:

Trabalhos dos finalistas nas cinco categorias do concurso nacional de estampas compõem exposição aberta ontem, no Bourbon Shopping São Paulo, e o livro Alma Brasileira

Durante evento realizado nesta quinta-feira, 3 de outubro, foram revelados os vencedores do Prêmio Estampa Brasil Renner, primeira edição do concurso nacional que oportunizou a estudantes, artistas, profissionais de design e demais interessados usarem a criatividade e talento na arte de produzir estampas a partir do tema Alma Brasileira. O evento de premiação teve como palco o Bourbon Shopping São Paulo, Piso Pompeia, na capital paulista. Na ocasião também foi inaugurada a exposição exclusiva com a apresentação dos trabalhos vencedores, que se estende até 10 de outubro no Bourbon Shopping, e lançado o livro Alma Brasileira, ambos idealizados com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

No evento de premiação, Gabriela Cirne Lima, gerente geral da área estilo e desenvolvimento da Renner, anunciou que a marca apoiará novamente o projeto em 2014, dando continuidade ao concurso, que nessa primeira edição contou com mais de 2,6 mil trabalhos inscritos, de diversas cidades e regiões do país.

 “O foco prioritário de investimento da Renner está calcado nos pilares de moda, cultura, música e empreendedorismo. O Prêmio Estampa Brasil nasceu com o propósito de estimular a criatividade e incentivar o espírito empreendedor de novos talentos na arte de criar estampas. Estamos felizes em poder contribuir para o mercado de moda brasileiro”, reforçou Luciane Franciscone, gerente geral de Marketing Corporativo da Renner.

Julgada por uma comissão de peso, formada por profissionais consagrados nas áreas de design de estampas e moda, a premiação destacou o primeiro, segundo e terceiro colocados, além de menção honrosa, em cada uma das cinco categorias do concurso: Alma Brasileira do Artesanato, Alma Brasileira da Fauna, Alma Brasileira da Flora (com duas menções honrosas), Alma Brasileira das Pessoas e Alma Brasileira da Rua. Cada participante pode inscrever até dois trabalhos em cada categoria. Gratuitas, as inscrições foram realizadas pelo site www.premioestampabrasil.com.br.

Para Renata Rubim, que compôs o corpo de jurados, os principais desafios do concurso são educar o olhar do brasileiro para o visual e a cultura, e oportunizar a participação dos interessados nos lugares mais remotos do Brasil, democratizando a arte e o design.

Além da participação na exposição e no livro Alma Brasileira, o primeiro colocado de cada categoria terá seu trabalho estampado na coleção de verão 2015 da Lojas Renner e recebeu um cartão-presente da Renner. Depois de São Paulo, a exposição segue para Salvador (BA), no Shopping Barra, de 15 de outubro a 2 de novembro.

OS GANHADORES DO PRÊMIO ESTAMPA BRASIL RENNER
Categoria Alma Brasileira do Artesanato
1º lugar
Isabela Certain de Freitas – Bragança Paulista | SP
Texturas brasileiras: Essa estampa traduz as mais variadas texturas que encontramos no artesanato em várias regiões do nosso país.

2º lugar
Otacoiza Thiago Baltar – Petrópolis | RJ
Cultura indígena: Misturando elementos culturais indígenas e o meio onde vivem, a ilustração explora a biodiversidade desse povo que tem a alma do Brasil.

3º lugar
Ana Paula Zonta – Porto Alegre | RS
A arte do sertão: A estampa foi inspirada na xilogravura, técnica utilizada na confecção dos livrinhos da literatura de cordel. Os desenhos foram entalhados em madeira e impressos antes de serem digitalizados para compor o pattern.

Menção honrosa
Gabriella Perrotti Laruccia – Campinas | SP
Criada à mão: Estampa desenhada à mão, uma homenagem a todos os trabalhos brasileiros criados à mão.

CATEGORIA ALMA BRASILEIRA DA FAUNA
1º lugar
Justine Noronha Hack – Rio de Janeiro | RJ
Tucanos: Padronagem inspirada na beleza das cores do tucano.

2º lugar
Ana Vieira Ferreira Franco Netto – Rio de Janeiro | RJ
Tigre banana: A alma da fauna brasileira não se resume a uma só origem. É uma mistura de cores, formatos e sensações. Enquanto o resto do mundo vê desenhos em nuvens, essa estampa é inspirada nas nossas deliciosas bananeiras.

3º lugar
Gabriella Maria Takino Lundholm – Rio de Janeiro | RJ
Flora e fauna: A flora e fauna juntas, em uma mesma estampa, representando o Brasil nas cores.

Menção honrosa
Paula Arnemann Porn – São Paulo | SP
Tuiuiú do pantanal: Estampa inspirada no tuiuiú, uma das maiores aves da América do Sul, símbolo clássico do pantanal. Uma curiosidade bem interessante: durante o período de incubação dos ovos, a mãe fica em pé ao lado do enorme ninho, sempre atenta aos predadores.

CATEGORIA ALMA BRASILEIRA DA FLORA
1º lugar
Andrea Yuriko Kuriki – São Bernardo do Campo | SP
Coqueiro: Embora o coqueiro não seja de origem brasileira, ele é muito representativo no país, tanto que se encontra na bandeira do município de Coqueiro Baixo, localizado no Rio Grande do Sul.

2º lugar
Ana Paula Guerreiro – Niterói | RJ
Vida tropical: Estampa desenhada a lápis e colorida com áreas chapadas e uniformes, criando um colorido diferencial. Desenhei plantas e frutas brasileiras, como o cajueiro, mangueira, pau-brasil e a bananeira de jardim (helicônia). É uma homenagem ao nosso lindo rico país tropical brasileiro.

3º lugar
Silmara Slobodzian – Curitiba | PR
Descascando o abacaxi: O abacaxi é o rei dos frutos da flora brasileira. Foi amplamente cultivado pelos indígenas no passado. Seu sabor é bastante ácido e muitas vezes adocicado, que agrada ao paladar. Um símbolo que traduz, em sua cor e forma, a alma da flora brasileira.

Menção honrosa
Diego Pereira Bernardo – Fortaleza | CE
Mistério: Nessa estampa, a floresta vem mixada de forma sutil com desenhos étnicos, que remetem às aldeias em meio às florestas. Traz, ainda, a tendência do preto e branco.

Menção honrosa

Paula Bonis – São Paulo | SP

Victoria Amazonica: A vitória-régia é uma planta típica da região Amazônica e integra a cultura brasileira física e culturalmente. No folclore, surgiu como fruto dos sonhos de uma índia guerreira e determinada. Hoje em dia, a determinação e a garra estão em todas as brasileiras. A função da estampa é caracterizar as mulheres de nosso país.

CATEGORIA ALMA BRASILEIRA DAS PESSOAS
1º lugar
Naiara Sanner Cristofoletti – São Paulo | SP
A alegria e diversidade contagiam: O povo brasileiro é sempre muito alegre, comunicativo e está sempre em festa. Não existe tempo ruim. Música e dança são algumas de suas formas de expressão e foram a inspiração para essa estampa, com a ajuda do frevo, que transmite tudo isso.

2º lugar
Juliana Rabinovitz – Salvador | BA
Mistura: Estampa corrida inspirada nas origens do povo brasileiro pela miscigenação das raças negra, indígena e branca, ilustrada pelo encontro e mistura de “cabeças” que simbolizam cada raça. Técnica de ilustração: desenho manual com pincel esferográfico e posterior manipulação e arte-finalização digital.

3º lugar
Débora Kavaliéris Galvão – São Paulo | SP
Nordestinas: Inspirado nas mulheres do sertão nordestino.

Menção honrosa
Adriana Alves – São Paulo | SP
Povo brasileiro: A mistura racial que compõe o povo brasileiro, mostrando a generosidade, a tolerância e o amor entre as raças que formam o nosso povo.

CATEGORIA ALMA BRASILEIRA DA RUA
1º lugar
Isabella Luglio – São Paulo | SP
Casas do morro: Ilustração que retrata um olhar sobre as construções de casas nos morros do país. O mix de casas, vegetação, quadras e outros elementos forma um dos cenários mais característicos de nosso Brasil.

2º lugar
Mariana Leitão Pinheiro – Porto Alegre | RS
Bairro de lata 2: Estampa inspirada na alma e no cotidiano de uma comunidade brasileira, retrata pequenos detalhes do dia a dia, tais como estender a roupa no varal, ir ao mercado e até mesmo instalar uma parabólica no telhado, sem esquecer do delicioso pastel, comida típica brasileira.

3º lugar
Juliana Rabinovitz – Salvador | BA
Qualpentequetepenteia: Estampa corrida inspirada em cena pitoresca típica dos pequenos comércios informais de rua onde pentes multicoloridos são expostos e vendidos em “amontoados”. Ilustrada através da técnica de montagem fotográfica (fotografias de autoria própria).

Menção honrosa
Cassia Karin Muniz dos Santos – São José dos Pinhais | PR
Detalhes urbanos: Inspiração nos detalhes das ruas em contraste de cores que representam a vivacidade das pessoas.

OS JURADOS DO PRÊMIO ESTAMPA BRASIL RENNER
A comissão julgadora do Prêmio Estampa Brasil Renner foi formada por profissionais reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos em design de estampas e moda. O grupo se reuniu em Porto Alegre (RS), no início de setembro, para selecionar os trabalhos vencedores. Participaram da comissão julgadora:

Renata Rubim
Especialista em design de superfície, é autora do livro “Desenhando a Superfície”, primeiro no Brasil sobre o tema. Possui diversas premiações nacionais e internacionais.

Gabriela Cirne Lima
Gerente geral da área estilo e desenvolvimento da Lojas Renner. É formada em estilismo e possui especialização em negócios de moda e MBA em gestão de varejo.

Monica Schoenacker
Mestre em printmaking, ministra as disciplinas de Estamparia de Moda e Laboratório Têxtil. É responsável pelo design de produtos de diversas marcas de moda.

Andrea Bisker
Sócia da Mindset, realiza seminários de tendências e comportamento de consumo e iniciou a operação da WGSN, nas Américas do Sul e Central. Atua há 10 anos no mercado de moda e tecnologia.

Wagner Campelo
Pós-graduado em Design de Estamparia pela Faculdade SENAI-CETIQT, possui mais de 20 anos de experiência profissional, com estampas comercializadas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Brasil.

O LIVRO ALMA BRASILEIRA
Pensando em incentivar criativos do mercado de estamparia do país, dar visibilidade a novos talentos e estimular o empreendedorismo, a Lojas Renner apoiou o Prêmio Estampa Brasil. O projeto resultou na publicação do livro Alma Brasileira, que reúne os trabalhos dos finalistas das cinco categorias do concurso.

Com 152 páginas, projeto gráfico da Paim Comunicação, de Porto Alegre, e textos do jornalista Ricardo Bueno, a obra traz, ainda, um apanhado sobre a história da estampa, o uso de pigmentos, as técnicas, as novas tecnologias, a estampa no Brasil, um artigo sobre inspiração para o design e um paralelo entre a estampa como forma de arte. Além de uma entrevista exclusiva com a renomada designer de superfícies e consultora de cores Renata Rubim (jurada do prêmio), que relata a experiência do uso da estampa na moda e o crescimento desse processo.

O projeto tem coordenação executiva e produção da Quattro Projetos, de Porto Alegre, conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura e patrocínio da Lojas Renner.

Serviço
O que: Exposição com os trabalhos premiados no Prêmio Estampa Brasil Renner, com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Quando: De 3 a 10 de outubro, no horário de funcionamento do Bourbon Shopping. Entrada franca.
Onde: Bourbon Shopping São Paulo – Piso Pompeia (Rua Turiassu, 2100 – Pompeia) ?
Mais informações: www.premioestampabrasil.com.br

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 24/10/2013 04:10
  • Alterado:24/10/2013 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: A4









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados