Deputada Carla Morando realiza campanha para ampliar doação de sangue
Parlamentar realizou doação acompanhada pela equipe; Hemocentro opera com menos de 50% da capacidade
- Data: 14/12/2020 14:12
- Alterado: 14/12/2020 14:12
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Deputada Carla Morando realiza campanha para ampliar doação de sangue
Crédito:Divulgação
Com a proximidade das festas de final de ano e o avanço da pandemia do Coronavírus, os hemocentros enfrentam a difícil batalha de restabelecer os estoques de sangue. O número de doadores diminuiu e a demanda não para de crescer. A Colsan, banco de sangue de São Bernardo, opera com menos de 50% da capacidade.
Para incentivar as doações e ampliar os estoques, a deputada estadual e líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, Carla Morando, realizou a doação nesta segunda-feira (14/12), acompanhada por sua equipe de assessores.
“Assim que eu fiquei sabendo que os estoque de sangue estavam baixos, reuni a minha equipe e perguntei quem poderia ajudar. Precisamos da ajuda de todos. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. Estamos enfrentando uma pandemia e a doação é essencial. Doar sangue também é um ato de amor”, salientou a deputada.
Já a captadora da Colsan, Nelci Couto Vanderly, agradeceu o apoio da deputada e salientou a importância da doação. “Os nossos níveis estão abaixo do recomendado e isso é muito preocupante. O hemocentro depende 100% da população para continuar fornecendo aos hospitais”, explicou a coletora.
A Colsan disponibiliza sangue para os hospitais municipais da cidade, sendo eles: Hospital Pronto Socorro Central, Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário e Hospital de Clínicas.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador será submetido a uma avaliação médica antes do procedimento, onde será retirado uma amostra para testes de sorologia e anemia. A coleta pode durar no máximo 50 minutos e a retirada é de 405 ml a 495 ml. As mulheres podem doar até três vezes ao ano e os homens quatro oportunidades. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 13h