Delegação de Gana conhece urbanização integrada de São Bernardo
Considerada exemplar pelo Banco Mundial, intervenções da Prefeitura foram apresentadas para grupo de 22 pessoas do governo do país africano
- Data: 25/09/2013 12:09
- Alterado: 25/09/2013 12:09
- Autor: Soraya Paladini
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O projeto de urbanização integrada da Região do Alvarenga e as áreas que serão beneficias pelo Programa Mananciais de São Bernardo do Campo receberam, na tarde desta terça-feira (24), a visita de membros do governo de Gana, país localizado a oeste do continente africano.
Acompanhados pela secretária de Habitação de São Bernardo, Tássia Regino, a delegação de 22 pessoas, representada pela diretora do Ministério do Governo Local e Desenvolvimento Rural de Gana, Levina Owusu, conheceu a experiência de urbanização de favelas em áreas de mananciais que vem sendo desenvolvida no município, considerada exemplar pelo Banco Mundial. A atividade foi organizada pela Aliança de Cidades, que está apoiando a troca de experiência entre os dois países.
Durante o encontro, Tássia apresentou algumas das intervenções realizadas no Sítio Bom Jesus, como a produção de unidades habitacionais, urbanização, canalização de córrego e trabalho social com os moradores. “É importante destacar que a estratégia de trabalho no município combina as intervenções urbanas habitacionais com as ambientais”, ressaltou.
De acordo com Levina Owusu, o processo de urbanização de favelas é um grande desafio e o Brasil vem se destacando nessa área. “É um grande prazer fazer esta visita e conhecer um projeto bem sucedido. Observamos aqui o cuidado com a topografia, com o risco de deslizamentos e se conclui que não basta construir casas, mas é preciso garantir infraestrutura”, destacou.
A visita teve início com uma rápida passagem pela Represa Billings e pelo complexo de quatro assentamentos contíguos – Areião, Sabesp, Vila dos Estudantes e Monte Sião -, que são beneficiados pelo Programa Mananciais.
Depois, o grupo visitou as áreas do Projeto de Urbanização Integrada da Região do Alvarenga, com destaque para o local onde antes havia o assentamento Jardim Ipê, cujas famílias foram reassentadas. Nessa área, hoje, está sendo realizada a recuperação ambiental com a implementação de um parque. O grupo também visitou o Centro Comercial do Sítio Bom Jesus, o parque linear na margem recuperada do Córrego Alvarenga e as unidades habitacionais construídas no local.
Por fim, a delegação conheceu o Conjunto Habitacional Três Marias, área onde foram produzidas as unidades habitacionais para o reassentamento de famílias residentes nos quatro assentamentos precários da Região do Alvarenga. A visita terminou no CEU Celso Daniel.
PAC Alvarenga – O projeto é resultado de contrato firmado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o objetivo de promover a urbanização de quatro assentamentos precários inseridos na Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Reservatório Billings (APRM-B), na região do Alvarenga: Sítio Bom Jesus, Divinéia/Pantanal, Jardim Ipê e Alvarenga Peixoto.
As obras combinam a produção de 878 unidades habitacionais, obras de infraestrutura, disponibilização de equipamentos e serviços públicos e a regularização e consolidação das moradias de 610 famílias. Cerca de 648 famílias serão beneficiadas com obras de infraestrutura, como rede de abastecimento da água, coleta de esgoto, drenagem, iluminação pública e pavimentação.
As obras contemplam, ainda, a construção de centros comerciais, Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Educação Ambiental e Cultura, e implantação de parques lineares resultantes da recuperação ambiental dos córregos.
Programa Mananciais – O Contrato do Programa Mananciais em São Bernardo integra a terceira fase do ‘Programa Mananciais de Gestão Integrada da Água na Região Metropolitana de São Paulo’, cujo o objetivo é proteger e manter a qualidade dos recursos hídricos e fontes de água potável na região metropolitana, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas.