Cultura e lazer promovem autonomia entre ex-dependentes de drogas
Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Alvarenga realizam, com o apoio de profissionais de Saúde, visitas a teatros e ao cinema
- Data: 31/03/2015 16:03
- Alterado: 16/08/2023 16:08
- Autor: Vladimir Ribeiro
- Fonte: PMSBC
Usuários usam guia da cidade para organizar a agenda de atividades de lazer
Crédito:Valmir Franzoi
Promover a inclusão social e a autonomia entre os frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Alvarenga por meio de atividades culturais e esportivas. Esse é o objetivo de programa formado por 20 usuários da unidade de Saúde que, semanalmente, utilizam o Guia da Cidade e o jornal Notícias do Município, ambas publicações da Prefeitura de São Bernardo, para organizar a agenda de atividades de lazer.
Algumas das atividades selecionadas pelos pacientes são jogos de futebol, oficinas e passeios a parques e teatros da cidade. O projeto, que começou há um ano, tem o apoio dos profissionais de Saúde do CAPS, como a terapeuta ocupacional Olivia Isshiki de Rezende.
Segundo ela, a princípio não havia interação ou propostas de passeio por parte dos integrantes do grupo. Porém, com o passar do tempo, eles foram se soltando e começaram a dar sugestões. “A maioria das propostas de lazer é para assistirmos peças de teatro”, disse.
A ideia, aliás, como aponta Danielle da Silva Vieira, monitora de oficina do CAPS, é que os integrantes do grupo se organizem e sigam sozinhos para as peças teatrais ou sessões de cinema, até para ganhar autonomia. “Há ocasiões em que eles preferem que técnicos da unidade os acompanhem, mas aos poucos estão indo sozinhos. Isso é importante para que conheçam a cidade e tenham mais segurança”, disse.
Dentre as atividades já realizadas estão sessões do Reducine, organizado pelo CAPS Centro, palestras sobre violência contra a mulher e consciência negra. Também está sendo planejada uma pescaria no Riacho Grande.
Para um dos integrantes do grupo e usuário do CAPS, os passeios permitem que eles fiquem focados em atividades prazerosas e deixem de pensar nas drogas. “Temos consciência de que somos ex-usuários de drogas ou álcool e precisamos dessas atividades culturais e passeios para manter a cabeça ocupada”, disse.
O CAPS AD Alvarenga fica na Estrada da Cooperativa, 2.009, no Bairro Alves Dias, e é referência para nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município: Vila Marchi, Vila Rosa, Nazareth, Alves Dias, Alvarenga, Ipê, Orquídeas, Jardim das Oliveiras e União.