Coleta seletiva porta a porta é expandida em São Bernardo

No primeiro bairro implantado foram arrecadados 162 toneladas de recicláveis em apenas três meses. Agora Paulicéia e Jordanópolis serão atendidos

  • Data: 02/09/2013 10:09
  • Alterado: 02/09/2013 10:09
  • Autor: Vinícius Dominichelli
  • Fonte: PMSBC
Coleta seletiva porta a porta é expandida em São Bernardo

Crédito:

Você está em:

A manhã desta terça-feira (3) foi de lançamento da coleta seletiva porta a porta em mais dois bairros de São Bernardo do Campo. O prefeito Luiz Marinho participou do início do serviço no Jordanópolis, na Praça Zequinha de Abreu, e também na Paulicéia, na EMEB Júlio Atlas.

Com 13.319 residências nos dois bairros, a expectativa é que seja coletada cerca de 50 toneladas de materiais recicláveis por mês. A coleta seletiva porta a porta vai atender os moradores do Jordanópolis as quintas-feiras e da Paulicéia as terças e sábados. “Precisamos conscientizar as famílias e a comunidade sobre a importância da reciclagem. Nossa meta também é de envolver as crianças nessa campanha, pois elas conseguem cobrar os adultos e dar exemplos”, disse Marinho.

Dezesseis agentes ambientais, com apoio de 60 agentes de saúde, ainda realizam o trabalho de conscientização e apresentação do programa aos moradores que começou em agosto. “Estamos construindo um novo sistema de limpeza na cidade. As pessoas precisam criar consciência ecológica e também ter vontade de reciclar esses materiais. Espero que tenhamos o mesmo sucesso que tivemos no Rudge Ramos”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli.

Assim como acontece no Rudge Ramos desde junho, os munícipes devem separar em sacolas os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal. Em outra deve ser colocado o vidro por questões de segurança do morador e dos coletores. O lixo orgânico continua sendo recolhido normalmente.

“Eu não fazia a coleta seletiva antes, mas a partir de agora vou passar a fazer. Passando o serviço na porta de casa fica muito mais fácil”, disse a nutricionista Maria Luísa Seixas, 57 anos, moradora da Paulicéia.

RUDGE RAMOS JÁ COLETOU 162 TONELADAS
No Rudge Ramos, a coleta seletiva porta a porta foi iniciada no dia 5 de junho. Desde esse período, a Prefeitura de São Bernardo coletou 162 toneladas de lixo reciclável nas mais de 14 mil residências do bairro.

A meta da Administração é reciclar 10% de todo o lixo coletado na cidade até 2017 e de expandir o serviço para todo o município até o final do ano que vem. Antes do início da coleta seletiva o índice era de apenas 0,9%. Com a implantação do serviço na região, já atingiu 1,35%.

Com o início no Jordanópolis e na Paulicéia, além da continuidade no Rudge Ramos, a expectativa da Prefeitura é que chegue a 2,5% até o final deste ano.

Anúncio – Durante o lançamento de entrega no Jordanópolis, o prefeito Luiz Marinho anunciou que a praça Zequinha de Abreu, que completa 133 anos em 2013, começará a ser revitalizada a partir de outubro. A demanda da comunidade foi aprovada no Orçamento Participativo.

Compartilhar:
1
Crédito:PMSBC
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 02/09/2013 10:09
  • Alterado:02/09/2013 10:09
  • Autor: Vinícius Dominichelli
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados