Ciclo de palestras abre semestre letivo no Centro Universitário da FEI
A Semana da Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão abordou o trabalho em rede e a sinergia de competências
- Data: 06/08/2013 15:08
- Alterado: 06/08/2013 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Press Services
Para marcar o início das atividades do segundo semestre letivo de 2013, o Centro Universitário da FEI realizou a Semana da Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão, de 29 a 31/7, no campus São Bernardo do Campo. A importância do trabalho em rede para a excelência em pesquisas e na educação foi o tema do evento, que reuniu o corpo docente da Instituição e palestrantes convidados, como Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e o padre Fernando Montes, reitor da Universidade Alberto Hurtado, do Chile.
O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito, apresentou um panorama sobre a atuação da instituição, os projetos de financiamento concedidos e a colaboração internacional. Ele ainda destacou a evolução da parceria entre a FEI e a FAPESP. Entre as universidades particulares, a FEI é a 4ª colocada em número de concessões, com taxa de sucesso de 60%. Segundo o palestrante, existem muitas oportunidades para que a FEI obtenha mais financiamentos, entre diversas modalidades, e maximize a parceria com a FAPESP.
No dia 31, após a realização de uma missa especial em função do Dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, o padre Fernando Montes falou sobre as redes de cooperação na América Latina. O reitor da universidade chilena Alberto Hurtado explicou a relação entre fé e cultura e ressaltou a importância das instituições de ensino formarem profissionais com conceitos de humanidade, ética e responsabilidade social. Sobre a colaboração entre os países da América Latina, destacou a complementaridade entre as diferentes culturas para atender às necessidades do continente como um todo.
Para os alunos, uma cerimônia de boas-vindas aos calouros foi realizada na tarde do dia 1º de agosto, com gincana e atividades de integração.