Chácara Colúmbia é patrimônio municipal
Compahc SBC aprovou por unanimidade, no dia 4 (quarta-feira), o tombamento da Chácara Colúmbia, na Vila Vivaldi
- Data: 09/09/2013 09:09
- Alterado: 09/09/2013 09:09
- Autor: Soraya Paladini
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc SBC) aprovou por unanimidade, no dia 4 (quarta-feira), o tombamento da Chácara Colúmbia, que fica na Avenida Senador Vergueiro, na Vila Vivaldi.
Será encaminhado, ainda, um estudo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também deverá realizar o tombamento. Todo o processo deve terminar até novembro.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, dentre as características para o tombamento, que estão relacionadas o próprio bem, conchas, ostras (vestígios de sambaqui) e cacos de cerâmica, o apelo da comunidade foi determinante. “O valor histórico deve ser preservado. A área verde do local não será desapropriada”, afirmou Neto.
O local vai continuar sendo particular. O proprietário receberá uma notificação e passará a ser o responsável pela área. Mesmo que seja tombado, o público tem direito a ter acesso ao bem.
Há ainda 35 bens em processo de tombamento na cidade, que serão analisados pelo Compahc SBC até o fim do ano. Junto ao Plano Municipal de Cultura, São Bernardo também terá o Plano Municipal da Memória e Patrimônio.