Carla Morando tem primeira agenda pública com o governador em São Bernardo
Doria entregou 25 novos ônibus articulados, maiores e mais modernos, no município, nesta quarta-feira (20)
- Data: 21/03/2019 11:03
- Alterado: 21/03/2019 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Crédito:divulgação
Um dia após ser eleita por unanimidade a nova líder do PSDB na Assembleia de São Paulo, a deputada estadual Carla Morando (PSDB) participou, nesta quarta-feira (20/03/19), da primeira agenda pública ao lado do governador João Doria (PSDB), que escolheu São Bernardo do Campo, cidade onde a parlamentar foi a mais votada nas eleições, para novo ato administrativo.
Ao lado do prefeito Orlando Morando e da parlamentar, Doria entregou 25 novos ônibus articulados para atender o trecho Diadema-Brooklin, num investimento de R$ 25 milhões. “Essa iniciativa é mais um avanço no sentido de modernizar e melhorar a mobilidade urbana, uma demanda frequente da população, em especial, dos trabalhadores que usam transporte público. E vamos trabalhar por muitas parcerias nesse sentido”, afirmou Carla Morando.
A entrega de hoje é referente à extensão do Corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, na zona Leste da Capital paulista, ao Jabaquara, na zona Sul. Atravessa quatro municípios do ABC (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema) e transporta, em média, 260 mil passageiros por dia em 12 linhas operadas pela concessionária Metra. “Os novos ônibus possuem ar condicionado, wi-fi gratuito, tomadas USB, bancos anatômicos e acessibilidade, melhorando o transporte público em São Paulo”, destacou Doria.
Os veículos, que agora possuem maior capacidade e são maiores (21 metros), já estão circulando. Cada ônibus pode transportar 154 passageiros, sendo 53 sentados e 101 em pé. Os veículos são totalmente acessíveis, com plataforma elevatória dos dois lados da carroceria, uma vez que a operação se dará tanto pela porta direita como pela esquerda. Eles substituirão 22 – mais antigos e com menor capacidade – operados pela concessionária Metra na linha 376 (Diadema–Brooklin). Com a chegada dos novos ônibus, sobe de 28 para 31 o número de coletivos na linha 376, que transporta, em média, 25 mil passageiros por dia.
PALÁCIO
Logo após a agenda pública em São Bernardo do Campo, Carla Morando seguiu para o Palácio dos Bandeirantes. Novamente a convite do governador João Doria, a parlamentar participou da solenidade de entrega do título de Município de Interesse Turístico (MIT) a 43 cidades paulistas. O prefeito Orlando Morando discursou em nome dos prefeitos e elogiou a experiência e inovação do governador.
“Nosso grande foco em São Bernardo é o turismo industrial. No ano passado, recebemos 15 mil turistas. A partir de agora, receberemos uma verba anual de R$ 700 mil para desenvolver ainda mais o turismo, com esta grande iniciativa do governador Doria”, afirmou o prefeito Orlando Morando, que relembrou, em seu discurso, a atuação exitosa de Doria na área do Turismo, antes mesmo de o governador entrar para a política.
Os 43 municípios classificados na categoria MIT atendem os requisitos previstos na Lei n° 16.938, de 2019. Entre eles, criar um Conselho Municipal de Turismo e ter um Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta. As cidades agora terão a obrigação de investir a verba anual exclusivamente para estimular a atividade turística local.
Os recursos serão liberados pelo Governo Estadual mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), após aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do COC (Conselho de Orientação e Controle).