Caminhadas e mutirões contra a dengue marcam o Dia Mundial da Saúde
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de São Bernardo organizou caminhadas e mutirões de combate à dengue em sete pontos da cidade.
- Data: 08/04/2015 16:04
- Alterado: 08/04/2015 16:04
- Autor: Helder Coelho
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A secretária de Saúde, Odete Gialdi, participou de uma das atividades, uma caminhada que teve início em frente ao antigo Best Shopping, na Chácara Inglesa, e se dirigiu ao Poupatempo, no Centro. Participaram da atividade cerca de 300 trabalhadores da rede municipal de saúde.
Para a secretária, São Bernardo tem apresentado uma situação bem menos grave do que muitos outros municípios do Estado de São Paulo. Mesmo assim, ela alertou que os esforços de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti não podem esmorecer. “Só vamos conseguir vencer essa verdadeira guerra contra o mosquito da dengue se tivermos a colaboração de toda a população. Não basta o empenho da Prefeitura, é preciso que cada um faça a sua parte, cuidando para que não acumule água parada nas residências”, disse Odete.
As ações realizadas em toda a cidade tiveram como objetivo chamar a atenção dos munícipes para a campanha contra a dengue, que é intensificada anualmente entre os meses de dezembro a abril.
Outras caminhadas de conscientização ocorreram nos bairros Pauliceia, Vila São Pedro e Silvina. No Jardim Calux, Vila Galileia e Vila Vitória foram realizados mutirões com vistorias casa a casa para a localização e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
SINTOMAS – Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas pelo corpo, cansaço e indisposição.
Como prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, recomenda-se que os pratos de vasos de plantas sejam preenchidos com areia, que as piscinas sejam cobertas ou tratadas regularmente com cloro, que entulhos, pneus e outros objetos que possam acumular água permaneçam cobertos e que as bordas dos recipientes que recebem água sejam lavadas e escovadas com bucha ou esponja.