Boleia de passeio
Com reforço de tecnologias autônomas de segurança, Mercedes-Benz Actros 2546 6x2 agrega conforto ao transporte rodoviário de cargas
- Data: 15/08/2018 11:08
- Alterado: 15/08/2018 11:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: Agência AutoMotrix
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Atualmente, os motoristas de caminhão e os dos carros de luxo têm mais coisas em comum do que se poderia imaginar. As novas tecnologias automotivas, normalmente apresentadas nos modelos “top” da linha das marcas de automóveis mais requintadas, encontraram uma grande área de expansão no transporte comercial de cargas – principalmente no segmento de caminhões extrapesados. Um exemplo é o Actros 2546 6X2. Com seu motor diesel OM 460 LA de 6 cilindros em linha com 13 litros, de 234 kgfm e 460 cavalos, o extrapesado da Mercedes-Benz não se destaca apenas na força do motor. Também incorpora sistemas de segurança autônomos, que surgiram inicialmente nos automóveis mais sofisticados, mas hoje são uma tendência em toda a indústria automotiva mundial.
Um dos dispositivos autônomos de segurança que se destacam no Actros 2546 é o assistente ativo de frenagem ABA – Active Brake Assist. Funcionando acima de 60 km/h, o equipamento opcional identifica tanto os obstáculos em movimento à frente do caminhão quanto os que estão parados na via. Quando detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão por meio dos recursos de frenagem. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, faz uma freada de emergência. Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve a ele o controle total do veículo.
O extrapesado da Mercedes também oferece como opcional o sistema autônomo de controle de proximidade Telligent, que atua combinando o piloto automático com um radar, localizado no para-choque, que monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura para diminuir o risco de eventuais colisões. Já o sistema de orientação de faixa de rolagem inclui uma câmera montada no para-brisa que detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via. O Actros 2546 conta ainda com EBS, ABS, ASR e bloqueio de deslocamento para partida em rampa como itens de série.
Além dos sistemas de segurança autônomos, outros atributos que estão em alta na indústria automotiva são a conectividade e o entretenimento a bordo. No Actros, o pacote multimídia inclui sistema de som com conexão via Bluetooth para celulares e volante multifuncional com comandos para operar o rádio e o celular, que permite navegar as operações do computador de bordo no painel, sem tirar as mãos do volante. O tacógrafo digital é item de série para os caminhões Mercedes-Benz. Também estão disponíveis, como itens de série ou opcionais, sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; CD player compatível com MP3 e WMA e com entradas auxiliares Mini-USB e Aux.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
SEM SENTIR O PESO
São Bernardo do Campo/SP – O teste do Mercedes-Benz Actros 2546 6×2 Rodoviário com cabine Megaspace segurança leito teto alto, equipado com os opcionais de sistemas autônomos de segurança oferecidos para os caminhões da marca no Brasil, foi realizado ao lado de uma companhia ilustre: João Moita, 68 anos e 50 anos de experiência como caminhoneiro. Figura lendária nas estradas brasileiras, Moita trabalha há mais de 30 anos como motorista instrutor sênior na Mercedes-Benz e esse ano foi promovido a Embaixador da Voz das Estradas. Sua função é ouvir as dicas, sugestões e críticas de caminhoneiros pelo Brasil afora e levá-las para dentro da fábrica. Ou seja, a figura perfeita para explicar o funcionamento das principais tecnologias do Actros. O trecho percorrido foi entre a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e a Estrada Velha de Santos com o cavalo-mecânico puxando um semi-reboque de três eixos espaçados –, um implemento rodoviário conhecido como “Wanderléa”. O cavalo-mecânico pesa 9.700 quilos e o implemento outros 9.300 quilos. Na caçamba estavam 34 toneladas de carga, entre sacos de areia e caixas de madeira, totalizando um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 53 toneladas.
O Actros 2546 6×2 Rodoviário conta com câmbio automatizado MB G 281-12 Mercedes Powershift com 12 marchas, sem pedal de embreagem, e eixo traseiro sem redução nos cubos, um trem-de-força focado na economia de combustível. A transmissão é fácil de operar e rentabiliza com eficiência o trabalho do motor. O Top Brake – sistema de freio motor que freia o caminhão gradativamente –, torna possível fazer longas viagens praticamente sem pisar no pedal do freio. Isso não apenas dá mais comodidade ao motorista, mas também aumenta a durabilidade dos componentes do sistema de frenagem. Mas é nos sistemas autônomos de segurança que o Actros se destaca. Acima de 60 km/h, o assistente ativo de frenagem ABA identifica os obstáculos à frente do caminhão e, quando detecta uma situação de risco, reduz a velocidade. Se há risco de colisão, ativa um alerta visual e sonoro. Depois, faz uma sutil intervenção nos freios e, se necessário, realiza uma frenagem de emergência. Quando pisa no freio, o motorista reassume automaticamente o controle do caminhão.
Ainda no aspecto da segurança autônoma, o sistema de orientação de faixa de rolagem, que detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, também mostra sua funcionalidade. Um alerta sonoro avisa o motorista quando o veículo sai da sua faixa – de acordo com o lado da faixa invadida, o alerta vem de um lado diferente da cabine. E o sistema de controle de proximidade Telligent cumpre bem a tarefa de monitorar o tráfego à frente e adaptar a velocidade às variações do tráfego, para manter distâncias seguras. O motorista define previamente a distância em que o sistema deve atuar – de 15 a 150 metros –, e indicações das distâncias dos veículos à frente aparecem em um mostrador colorido no painel.
A altura interna da cabine Megaspace é de 1,92 metro – e o piso é plano, o que facilita a circulação a bordo. Ainda há uma cama atrás dos bancos, para as horas de repouso,ar-condicionado e uma geladeira. O banco pneumático do motorista tem encosto com perfil envolvente, com regulagens que ajudam o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir. O volante multifuncional também possui ajuste de altura e profundidade, o que permite que pessoas de qualquer tipo físico achem uma posição ideal para dirigir. O sistema de som com Bluetooth permite acesso viva-voz ao celular. Sensores de chuva e de iluminação, que ativam automaticamente o limpador de para-brisa e os faróis, são itens de série no Actros. Ou seja, em termos tecnológicos, cada vez mais, o que vale para os carros de luxo, vale também para os caminhões extra-pesados topo de linha.