BASF e JA SP fortalecem o desenvolvimento de jovens comprometidos com a sustentabilidade

A partir de metodologias usadas no mercado de trabalho, estudantes da rede pública de São Bernardo propõem soluções de negócios voltados para economia circular e consumo consciente

  • Data: 15/08/2023 10:08
  • Alterado: 15/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: BASF
BASF e JA SP fortalecem o desenvolvimento de jovens comprometidos com a sustentabilidade

Crédito:Divulgação

Você está em:

As preocupações com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável estão cada vez mais presentes nos debates mundiais, por isso, a conscientização de estudantes se torna essencial. Esse é o principal objetivo da parceira entre a BASF e a Junior Achievement São Paulo (JA), uma das principais organizações de educação empreendedora do Brasil, para desenvolver habilidades e capacitar jovens da rede pública de São Bernardo do Campo (SP) em Sustentabilidade. 

Os alunos participarão de dois projetos: o “Innovation Camp” e os “Negócios Sustentáveis”, onde irão aprender conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, como economia circular e consumo consciente. As atividades acontecem no período de 15 a 18 de agosto, na E.E. Faustina Pinheiro da Silva e no período de 29 de agosto a 1º de setembro, na E.E. Santa Olímpia, ambas localizadas no município do ABC Paulista. 

Além disso, o grupo de voluntariado da BASF irá participar das atividades, como mentores e instrutores nas dinâmicas com os jovens, onde vão compartilhar dicas, experiências, orientações e feedbacks, auxiliando os estudantes a aplicarem os conceitos aprendidos em aulas e a desenvolver soluções inovadoras para os desafios atuais. 

Essa colaboração está sendo viabilizada através do edital “Conectar Para Transformar”, uma iniciativa da BASF voltada para projetos inovadores e socialmente responsáveis. Na qual, a JA São Paulo foi selecionada na edição de 2022, para implementar duas de suas iniciativas de sucesso nas escolas da cidade. 

Para Ricardo Gazmenga, diretor do Diretor de Operações do Complexo de Tintas e Vernizes da BASF, ações como essa permitem conectar a estratégia da empresa com as necessidades das comunidades do entorno. “A sustentabilidade está na estratégia da BASF, o que nos orienta a atuar no presente pensando no futuro. Um futuro bom e com qualidade de vida para todos. Por isso, buscamos continuamente identificar oportunidades de conectar diversos segmentos da sociedade à busca da superação dos desafios sociais. Neste caso, com os jovens que estão em processo de formação e construção de conhecimento”, explica. 

Os programas que serão aplicados nessas escolas são: 

Innovation Camp – Desenvolvendo líderes inovadores do amanhã:

O programa proporciona aos estudantes uma imersão no mundo do empreendedorismo e inovação. Com a orientação de profissionais experientes da BASF e especialistas da JA São Paulo, os participantes serão apresentados a metodologias de trabalho amplamente utilizadas no mercado atual, como Design Thinking, Matriz CSD (Cenário, Decisões e Soluções) e Mapa de Empatia. Através dessas ferramentas, os alunos aprenderão a identificar problemas, encontrar soluções criativas e trabalhar em equipe para enfrentar os desafios do mundo real. 

As apresentações das propostas ocorrerão no segundo dia do programa, em 17 de agosto na E.E. Faustina Pinheiro da Silva e em 1º de setembro na E.E. Santa Olímpia. As equipes vencedoras ganharão um voucher no valor de R$ 1.000 reais. 

Negócios Sustentáveis – Educar para um futuro mais verde:

A sustentabilidade é uma das principais preocupações da atualidade, e a BASF e a JA São Paulo estão empenhadas em cultivar uma geração de jovens empreendedores comprometidos com a causa. O programa “Negócios Sustentáveis” aborda conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável, economia circular e consumo consciente. Por meio de aulas interativas e dinâmicas, os alunos serão apresentados às melhores práticas empresariais sustentáveis e aprenderão a implementar modelos de negócios responsáveis e eco-friendly. Além disso, eles serão incentivados a pensar de forma criativa e inovadora para enfrentar os desafios ambientais que nossa sociedade enfrenta. 

Experiências assim podem ser transformadoras, como foi para Rodrigo Trevizani, gerente de assistência técnica e atendimento ao cliente na BASF, que participou de dois projetos da Junior Achievement nos anos 2000, enquanto estava no ensino médio e agora será voluntário. “O ponto mais importante, foi o contato com o empreendedorismo, afinal, foi isso que direcionou a minha carreira a ter uma visão empreendedora. Depois, fui voluntário em mais três ações da JA, onde pude dividir conhecimentos que aprendi com outros jovens e ver a transformação deles”, comenta. 

Ambos os programas, “Innovation Camp” e “Negócios Sustentáveis”, têm como objetivo empoderar os jovens para que se tornem líderes conscientes e preparados para criar impactos positivos em suas comunidades e no mundo. A parceria entre a BASF e a JA São Paulo representa um compromisso conjunto em fornecer aos estudantes ferramentas e conhecimentos valiosos que os ajudarão a moldar um futuro mais promissor e sustentável.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados