Banco de Alimentos de São Bernardo garante segurança nutricional para famílias vulneráveis
Somente em 2022, foram arrecadadas 131,4 toneladas e distribuídos mais de 10 mil kits de mantimentos
- Data: 17/02/2023 11:02
- Alterado: 17/02/2023 11:02
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Banco de Alimentos de São Bernardo
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Programa que visa garantir a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade, o Banco de Alimentos de São Bernardo, vinculado à secretaria de Assistência Social, arrecadou cerca de 131,4 toneladas de mantimentos e itens in natura ao longo de 2022. Com o total angariado, foi possível montar e distribuir um total de 10.580 kits de alimentos a famílias atendidas por programas sociais.
O serviço seleciona e encaminha mantimentos não perecíveis e outros alimentos geralmente dispensados por compradores e mercadistas, mas que ainda estão em condição plena de consumo. Após o recebimento, os lotes coletados passam por um rigoroso processo de seleção, reembalo e etiquetação. Ao final do processo, cestas de alimentos são montadas para distribuição entre a população assistida pela Prefeitura.
A iniciativa beneficia famílias cadastradas nos cinco Centros de Referência em Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Centro POP, que faz o atendimento à população de rua, além de 61 entidades assistenciais e 50 famílias indígenas instaladas nas três tribos localizadas na região do Pós-Balsa, que compõem a Terra Indígena Tenondé Porã.
“Estamos muito atentos à questão da fome em São Bernardo, porque sabemos que apesar dos avanços nesta área, ainda há famílias em situação de risco alimentar na cidade. O Banco de Alimentos desempenha um papel fundamental na arrecadação e repasse destes mantimentos para que o público assistido pela secretaria tenha comida variada e nutritiva para colocar na mesa”, destacou o secretário de Assistência Social de São Bernardo, André Sicco.
COMO AJUDAR – O Banco de Alimentos atua por meio de parcerias com redes supermercadistas e do intercâmbio e compartilhamento de alimentos entre cidades da região metropolitana. Para mais informações sobre como colaborar com a ação, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (11) 2630-6704, (11) 2630-6705 e (11) 2630-6753.
SEGURANÇA ALIMENTAR – Além do Banco de Alimentos, outra estratégia para oferecer alimentação saudável à população mais vulnerável da cidade são os restaurantes populares do programa Bom Prato, implantados na cidade em parceria com o Governo do Estado. Atualmente, a cidade conta com duas unidades do serviço, sendo uma no Centro e outra no bairro Assunção. Diariamente, as duas unidades servem, juntas, 3.800 refeições, sendo 2.300 no equipamento Dia e Noite (300 cafés da manhã, 1.500 almoços e 500 jantares) e 1.500 no Bom Prato do Bairro Assunção (300 cafés da manhã e 1.200 almoços).