Artistas de São Bernardo reivindicam diálogo com Secretaria de Cultura
Intenção é provocar diálogo com a Secretaria de Cultura da cidade em prol de ações próprias de fomento artístico cultural ainda em 2021
- Data: 04/06/2021 18:06
- Alterado: 04/06/2021 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: FACA
Crédito:Divulgação
Sexta-feira, dia 04/06, o Fórum Aberto de Cultura e Arte – FACA, lançará o vídeo “Olá, eu sou a Cultura de São Bernardo” em suas redes sociais. A intenção é provocar diálogo com a Secretaria de Cultura da cidade em prol de ações próprias de fomento artístico cultural ainda em 2021.
O FACA é um coletivo apartidário formado pela sociedade civil de São Bernardo desde 2012, na época da não implementação do Sistema Municipal de Cultura. Luta essa que está entalada na garganta dos profissionais das artes e cultura do município.
“Olá, eu sou a cultura de São Bernardo”
Eis a frase de abertura. Aos poucos, imagens de artistas de diferentes linguagens, residentes do município, surgem enquanto escutamos uma narrativa. “Eu vim me reapresentar, porque eu sei que você me conhece. Eu, a Cultura de São Bernardo não conhece você, Secretaria, que carrega o mesmo nome que o meu”.
“Queremos reivindicar o nosso espaço como produtores e produtoras de arte na cidade em que moramos. Cadê o reconhecimento e valorização da Secretaria de Cultura, que supostamente deveria nos escutar e se fazer presente nesse momento de pandemia?” questionam os integrantes do FACA.
Reconhecimento Profissional e Financeiro
É sabido que o setor artístico foi dos mais prejudicados nos últimos tempos por conta da Covid-19. Desde fechamentos de espaços à inviabilização de shows, espetáculos e demais apresentações. Após muita pressão no congresso nacional, houve a implementação da Lei Aldir Blanc em todo país, que representou um respiro à cadeia produtiva da cultura.
Em São Bernardo do Campo foram 536 artistas contemplados por meio da Lei Aldir Blanc, segundo dados da Prefeitura. Contudo esta lei emergencial não foi, e nem é, o suficiente. Até o momento não há perspectivas de retorno às atividades presenciais.
“Quero saber seus objetivos para nós, as milhares de faces e vozes que compõem a cultura de São Bernardo do Campo e que aguardam há anos saber do que você é feita e o que podemos esperar de ti (…). Agora queremos saber: quem é a Secretaria de Cultura?”, questionam os artistas através do FACA – Fórum Aberto de Cultura e Arte.