APL de Defesa de SBC é apresentado para alunos da ESG

Modelo de Arranjo Produtivo Local (APL) da cidade, que tem o objetivo de fortalecer a indústria de Defesa, é considerado inovador pelas Forças Armadas

  • Data: 10/10/2013 12:10
  • Alterado: 10/10/2013 12:10
  • Autor: Alexandre Postigo
  • Fonte: PMSBC
APL de Defesa de SBC é apresentado para alunos da ESG

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Crédito:

Você está em:

A experiência do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa de São Bernardo do Campo foi apresentada na quarta-feira (9) para cerca de 50 alunos, civis e militares, do curso da Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da cidade, Jefferson José da Conceição, falou sobre alguns dos resultados do Arranjo no encontro, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que apoia a iniciativa.

OS APLs são instâncias formadas por representantes do setor público, industrial, instituições de ensino e sindical e tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de determinados setores, no caso de Defesa e Segurança.

Alguns dos resultados concretos do APL de Defesa foram a implantação do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro – CISB; a constituição do site www.industriadefesaabc.com.br; e seminários com a presença de empreendedores da região e representantes das Forças Armadas. O objetivo desses encontros foi criar novos canais para que a indústria e o comércio do ABC passassem a ser fornecedores dos militares.

Para o secretário, o convite das Forças Armadas à Prefeitura representa um reconhecimento do caráter inovador da iniciativa de São Bernardo. “O APL de Defesa atende aos interesses nacionais de fortalecimento de sua base industrial de Defesa. Inclusive, dentro da América Latina, a região do ABC é vista como experiência piloto para avançar no processo de nacionalização no suprimento das Forças Armadas”, lembrou o secretário.

Segundo ele, essa nacionalização é uma das diretrizes contidas no chamado Livro Branco, publicação do Ministério da Defesa que explicita as grandes diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa. “Mais do que tudo, para nós de São Bernardo, o APL de Defesa representa a atração de investimentos, tecnologia, geração de produção, emprego e renda na cidade”, completou.

Além do de Defesa, São Bernardo conta com APLs de Autopeças, Ferramentaria, Gráficos, Químicos, Panificação, Bares e Restaurantes, Turismo, Moveleiro, Pesqueiro e Design, Audiovisual e Economia Criativa.

Compartilhar:

  • Data: 10/10/2013 12:10
  • Alterado:10/10/2013 12:10
  • Autor: Alexandre Postigo
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados