Animação do CAV de São Bernardo é selecionada para festival internacional de cinema
Projeto realizado pelo núcleo de produção será apresentado no Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada
- Data: 10/11/2022 19:11
- Alterado: 10/11/2022 19:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Divulgação
Projeto de animação realizado por alunos do Centro de Audiovisual de São Bernardo (CAV) foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). Denominado Vivência de Animação, o trabalho foi realizado pelo Núcleo de Produção do CAV, com objetivo de ajudar os alunos a praticarem as técnicas de animação 2D que eles aprendem em aula.
O FECEA, reconhecido espaço para divulgação e valorização do trabalho audiovisual, está na sua 8ª edição e reconhece trabalhos acadêmicos realizados em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. O evento será realizado entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro de 2022 na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul.
A Vivência de Animação foi idealizada por Denise Szabo, Elvis de Melo e Tadeu Zvir e teve a participação de diversas alunas e alunos do CAV. “Todas as técnicas de animação são extremamente trabalhosas e demandam tempo. Uma das maiores dificuldades para quem está começando é entender a dinâmica dos movimentos. Por isso, atividades que estimulem a prática desse gestual são essenciais para o aprendizado” afirmam os idealizadores do projeto. “E para os alunos, a seleção em um festival já ajuda em seus currículos, o que é importante para o ingresso no mercado de trabalho”, completam.
Conforme explica Valéria Song, cada aluno pode escolher o que animar e isso resultou em um grande projeto. “Cada um produzindo, de maneira independente, um pedaço do projeto do seu jeito, fez com que ele se tornasse único e especial. Saber que este projeto foi selecionado para participar de um festival internacional, então, torna ainda mais especial toda a experiência que vivemos”, diz. Além de Valéria, o Vivência da Animação teve a participação de Carolina Brags, Luiza Pires Gandra, Murilo Trindade Cândido, Rafael Prospero Morales Cantero, Thaisa Godeghese de Miranda e Yasmin Zamperlini Sienra.
Inaugurado há exatos 10 anos, o CAV é um centro de formação e apoio à produção audiovisual e oferece gratuitamente dois cursos regulares de caráter livre e profissionalizante, com duração de 1 ano e meio: Animação e Cine/TV, além de atividades de curta duração como oficinas, workshops, palestras e projetos de extensão. Em paralelo ao trabalho de formação, dispõe de um Núcleo de Produção que realiza peças audiovisuais, apoia projetos de realizadores independentes, abrindo espaço para que alunos participem de todo o processo.