Agência e APL assinam protocolo para criar Núcleo em Ferramentaria
Núcleo Avançado de Inovação Setorial em Ferramentaria deverá ser integrado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pela UFABC para atender empresas da área
- Data: 31/10/2013 16:10
- Alterado: 31/10/2013 16:10
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Na manhã desta quinta-feira (31), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do Grande ABCD para a criação do Núcleo Avançado de Inovação Setorial (NAIS). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Jefferson José da Conceição, participou do lançamento.
O NAIS/Ferramentaria será um centro de inovação e prestação de serviços em modelagem 3D, simulação, projetos, design e prototipagem para atender as empresas de Ferramentaria do ABC e de outras regiões do Brasil.
O objetivo é enfrentar os gargalos do setor na difícil competição com os moldes e ferramentais importados. O NAIS/Ferramentaria pretende aumentar a qualidade, a rapidez e diminuir os custos de simulação e projetos do setor e, assim, ampliar sua competitividade.
O Núcleo será integrado por um Birô de Engenharia, localizado no Instituto Mauá de Tecnologia, e por um Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da UFABC (Universidade Federal do ABC). A coordenação do NAIS será feita pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
O NAIS concretiza os esforços de um ano e meio do APL de Ferramentaria do Grande ABCD, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e das prefeituras de São Bernardo do Campo e Diadema em prol do aumento da competitividade do setor.
O diferencial é que as empresas da região que aderirem ao protocolo serão beneficiadas com assessoria e preços diferenciados pelos serviços prestados pelo NAIS.