Ação da Prefeitura resulta em 1.569 atendimentos de Saúde durante fim de semana
Equipe com 35 médicos e outros 30 funcionários esteve mobilizada na Policlínica Centro, das 7h às 17h; pacientes foram previamente agendados para as consultas
- Data: 27/05/2019 17:05
- Alterado: 27/05/2019 17:05
- Autor: Vivian Rossi
- Fonte: PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
Em uma importante força-tarefa realizada no fim de semana (25 e 26/05), a Prefeitura de São Bernardo atendeu a 1.569 pacientes nas especialidades de Gastroenterologia, Endócrinologia, Ortopedia, Neurologia e Oftalmologia, das 7h às 17h, na Policlínica Centro – localizada na Avenida Armando Ítalo Setti, 402.
Uma equipe com 35 médicos e outros 30 funcionários esteve mobilizada durante o sábado e domingo na Unidade. Todas as consultas foram previamente agendadas pelo telefone via Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pessoalmente, por meio de agentes de Saúde.
O prefeito Orlando Morando acompanhou a ação ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e ressaltou que a Administração segue empenhada em oferecer o melhor no que se refere à Saúde. “Independentemente do cenário de crise nacional, com a falta de apoio e repasse de verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) para os municípios, nossa equipe está mobilizada em humanizar, acelerar e melhorar o atendimento em São Bernardo”, reforçou o chefe do Executivo.
Além da consulta, todos os pacientes assistidos saíram da Policlínica com exames e retorno agendados. A farmácia também esteve aberta para que os remédios receitados pudessem ser retirados no dia. “Com isso, garantimos celeridade aos próximos procedimentos e evitamos que a pessoa se desloque novamente até a unidade de Saúde para a marcação de uma nova consulta, por exemplo. Foi uma ação muito positiva de modo geral”, avaliou o secretário da Pasta.
REPERCUSSÃO – Moradora do Riacho Grande, do bairro dos Fincos, Maria dos Santos Aguiar, 72 anos, compareceu a consulta com o Gastro. “Fui muito bem atendida desde a recepção até o médico. Sai com a endoscopia e o retorno agendados. Não sabia que seria tão rápido todo o atendimento, me surpreendeu bastante”, declarou.
AUSÊNCIAS – Embora tenha sido uma ação de bons resultados, foram constatados 50% de absenteísmo nas consultas durante os dois dias. “A equipe estava preparada para atender 3.200 pessoas. Nosso apelo é para que todos os pacientes que têm procedimentos agendados compareçam ou avisem com antecedência na UBS ou os Agentes de Saúde que não poderão estar presentes. Parece que não, mas esse simples gesto com o próximo faz toda a diferença no contexto da situação”, esclareceu Dr. Geraldo.