Enfermeiros de SBC recebem treinamento para uso de desfibriladores
Aparelhos utilizados em casos de parada cardiorrespiratória, passarão a ser utilizados nas UBSs a partir de novembro
- Data: 18/10/2013 12:10
- Alterado: 18/10/2013 12:10
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Nesta quinta-feira (17), 32 enfermeiros da Atenção Básica da rede pública de saúde de São Bernardo do Campo participaram de treinamento para a utilização de 36 desfibriladores recentemente adquiridos pela Prefeitura, do tipo DEA (Desfibrilador Externo Automático).
Os desfibriladores, que passarão a ser utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vão diagnosticar arritmias cardíacas e paradas cardiorrespiratórias, podendo tratá-las por meio da emissão de uma corrente elétrica.
Durante a capacitação, que contou com apoio de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), representante da empresa fabricante do equipamento fez uma apresentação técnica, seguida de simulação demonstrativa do uso do aparelho.
Segundo a chefe de Seção de UBSs, Simone Oliveira Sierra, apesar do atendimento das unidades ser ambulatorial, é importante que as equipes estejam capacitadas para atender eventuais urgências e emergências até a chegada do SAMU. “O aparelho vem complementar o conjunto de equipamentos de emergência disponíveis nas unidades, qualificando, assim, o atendimento aos pacientes”, ressaltou.
Para a enfermeira da UBS Vila Marchi, Bruna Kosar, é fundamental que os profissionais da atenção básica estejam preparados para esse tipo de atendimento. “Além de oferecer um melhor atendimento ao paciente, estaremos mais seguros em uma situação de parada cardiorrespiratória, aumentando as chances de salvar vidas”, disse.
A utilização dos equipamentos pelas UBSs será iniciado após o treinamento com os médicos, que será oferecido nos dias 5 e 7 de novembro.