SBC vai incentivar empreiteiras a usar mão de obra local nas obras públicas
Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura vai aproximar a demanda por mão de obra das empreiteiras aos trabalhadores da cidade
- Data: 18/10/2013 08:10
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Alexandre Postigo
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Criar as condições para que as empreiteiras contratadas pela Prefeitura de São Bernardo passem a utilizar mais os trabalhadores que residem no entorno das obras públicas, foi o objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira (17), na sede da Administração municipal, entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, a Secretária de Habitação, Tássia Regino, e representantes de diversas empreiteira s que atuam na cidade.
Como explicou Jefferson, a ideia é, num primeiro momento, levantar a quantidade e o perfil dos trabalhadores requisitados pelas empreiteiras. Essa demanda, então, será apresentada, em locais, dias e horários determinados, nas comunidades onde as obras da Prefeitura são ou serão realizadas.
Os trabalhadores do local serão cadastrados pelos funcionários da Central de Trabalho e Renda (CTR) e, os que estiverem de acordo com o perfil desejado pelas empreiteiras, serão encaminhados para o processo de seleção da empresa. Aqueles que não tiverem esse perfil poderão ser encaminhados para outras vagas cadastradas no Centro ou passarem por um processo de capacitação.
“Dessa forma, vamos fazer um trabalho localizado nas obras”, disse o secretário. Ele explicou ainda que, além de empregar pessoas da comunidade e disponibilizar as vagas das empreiteiras por meio da CTR, um terceiro objetivo da iniciativa é que as empresas tenham total compromisso com o chamado trabalho decente.
Segundo a definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho decente é um “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”. Em São Bernardo, um decreto de maio de 2010 incentiva a prática dessa forma de trabalho nas contratações feitas pela Prefeitura.
Fábio Farina, gerente de contratos da empreiteira Encalso, considera a iniciativa excelente. “Nossa empresa sempre procurou pegar trabalhadores próximo das obras em que atua. Além de contribuir para a comunidade, existe um benefício para a própria empresa. Afinal, funcionário que mora próximo do trabalho, tem mais disposição e até mesmo o valor do vale transporte é menor para empresa”, disse. Segundo ele, cerca de 80% dos trabalhadores de sua empresa são contratados via CTR.
O CRT fica na Rua Marechal Deodoro, 2316, no Centro. Ele funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 15h. O telefone é 4128 1230 e o e-mail é [email protected].