Criação do programa Conecta São Bernardo será votado nesta quarta-feira (19/03) na Câmara Municipal

Compromisso do plano de governo do prefeito Marcelo Lima, programa deve ser apreciado nesta quarta-feira (19/03) na Câmara Municipal

  • Data: 18/03/2025 21:03
  • Alterado: 18/03/2025 21:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: PMSBC/Susan Hypolito
Criação do programa Conecta São Bernardo será votado nesta quarta-feira (19/03) na Câmara Municipal

Crédito:PMSBC/Divulgação

Você está em:

A Prefeitura encaminhou projeto de Lei que propõe a criação do Conecta São Bernardo, programa que dispõe sobre a oferta de intercâmbio para jovens entre 15 e 17 anos da rede pública, que deve ser votado nesta quarta-feira (19/3) na Câmara Municipal. O curso de língua estrangeira internacional será voltado para alunos matriculados no Ensino Médio da rede pública do município e custeado pelo poder público. 

A iniciativa, que integra o plano de governo do prefeito Marcelo Lima, reforça o compromisso da Prefeitura em dar oportunidade para jovens que sonham em estudar fora e aprender a segunda língua durante uma experiência internacional, mas que, dificilmente, teriam condições financeiras de custear os estudos no Exterior. 

“Demos o primeiro passo. Esse projeto é para aquele jovem que é do Montanhão, do Alvarenga, da Vila São Pedro. Para esse jovem saber que ele terá chance de estudar fora do País com a Prefeitura financiando. Que ele terá uma experiência internacional e, quando voltar para a sua comunidade, para o seu bairro, para a sua rua, retornará mostrando que é possível sonhar e alcançar seus objetivos”, ressalta Marcelo Lima. 

Entre os requisitos que constam no projeto de Lei, os estudantes devem estar matriculados na rede pública do município, ter entre 15 e 17 anos e residir em São Bernardo há pelo menos dois anos. Os processos seletivos serão conduzidos pela Secretaria de Educação, que definirá a quantidade de vagas, os critérios de seleção e os países de destino dos intercambistas por meio de editais específicos.

Os estudantes selecionados receberão bolsas para auxiliar em sua instalação no país de destino e na sua permanência durante o período do intercâmbio. Além disso, após o retorno ao Brasil, deverão compartilhar suas experiências e conhecimentos adquiridos por meio de projetos interdisciplinares, palestras ou cursos, garantindo a transferência de conhecimento para a comunidade escolar.

Compartilhar:

  • Data: 18/03/2025 09:03
  • Alterado:18/03/2025 21:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: PMSBC/Susan Hypolito




Tempo em São Bernardo para amanhã
20/03


Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol com muitas nuvens.

Noite

Noite com muitas nuvens.

Temperatura em
São Bernardo

Max: 22°C

Min: 18°C

Chuva em
São Bernardo

Probabilidade: 95%

Quantidade: 0mm

Ventos em
São Bernardo

Velocidade: 13km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados