São Bernardo promove sexta edição do ‘Abra a Boca para a Saúde’
Na edição do ano passado, foram efetuados 1.241 exames, com 126 encaminhamentos de pacientes com lesão bucal para tratamento
- Data: 11/10/2013 18:10
- Alterado: 11/10/2013 18:10
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Na semana de 14 a 18 de outubro, a Prefeitura de São Bernardo do Campo promoverá o VI Abra a Boca para a Saúde, das 8h às 16h, no Poupatempo. A campanha tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal.
Equipes do Programa de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, estarão no local para fazer exames clínicos a fim de detectar lesões bucais.
Casos suspeitos serão encaminhados para avaliação e tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas/Brasil Sorridente, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, no Bairro Nova Petrópolis. Caso seja confirmado o câncer, os pacientes serão atendidos pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do Hospital Anchieta.
Na edição do ano passado, foram efetuados 1.241 exames, com 126 encaminhamentos de pacientes com lesão bucal para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas.
A exemplo de anos anteriores, profissionais da Prefeitura que fazem parte do Programa de DST/Aids/Hepatites também irão aproveitar para prestar orientação sobre a prevenção contra Aids, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e hepatites virais.
Diagnóstico – O câncer de boca pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. Segundo os especialistas, o autoexame bucal é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, pois cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a possibilidade de cura. As incidências maiores deste tipo de câncer são nos homens com mais de 40 anos que fumam ou bebem.
O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.
Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca.