FEI participa do Forma-Engenharia com projetos entre alunos do Ensino Médio

Iniciativa busca atender ao aumento da demanda por profissionais da área, por meio do envolvimento de escolas em projetos e eventos que motivem a formação em Engenharia

  • Data: 04/10/2013 11:10
  • Alterado: 04/10/2013 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Press Services
FEI participa do Forma-Engenharia com projetos entre alunos do Ensino Médio

 

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Segundo o Censo da Educação Superior 2012, divulgado este mês pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, a área de Engenharia foi a que teve maior alta de matrículas entre 2011 e o ano passado (16,6%), porém, a demanda do mercado por engenheiros também aumentou em função do aquecimento do setor de construção civil. Para atender à demanda crescente da indústria brasileira por engenheiros, o Centro Universitário da FEI está participando do programa Forma-Engenharia, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em parceria com a Companhia Vale. A Instituição é responsável pela execução de quatro projetos em escolas de Ensino Médio, com ações de informação e motivadoras, que despertem o interesse vocacional dos alunos pela Engenharia.

Lançado em 2012, o Forma-Engenharia tem abrangência nacional e visa estimular a formação de engenheiros e combater a evasão nos primeiros ciclos do curso. A FEI foi contemplada com a execução de quatro projetos, que tiveram início em fevereiro e terão duração de um ano. Cada um dos projetos é realizado em parceria com uma escola de Ensino Médio e envolve um professor coordenador e cinco bolsistas, sendo um da FEI e quatro da escola. No dia 11 de outubro, a FEI realiza um evento na Escola Estadual Nail Franco de Mello, em São Bernardo do Campo, como parte do trabalho da Instituição no Forma-Engenharia.

“Diante da necessidade de formar maior número de engenheiros para o desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura, é necessário desenvolver nos jovens, ainda no ensino Fundamental e Médio, o gosto pelos fenômenos naturais, o gosto pela ciência. Isto é que os desperta para o interesse no estudo da engenharia. O grande mérito dos projetos do programa Forma-Engenharia é despertar nos jovens a curiosidade e a motivação, para entender como as coisas funcionam”, afirma a profa. Dra. Rivana Basso Fabbri Marino, vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias do Centro Universitário da FEI.

Os projetos da FEI para o Forma-Engenharia foram inscritos pelos professores Lania Ferreira, do Departamento de Ciências Sociais, Armando Pereira Loreto Júnior, do Departamento de Matemática, Custódio Thomaz Kerry Martins, também do Departamento de Matemática, e Kurt Amann, coordenador do Departamento de Engenharia Civil. As escolas de Ensino Médio foram indicadas pelos professores, e selecionaram os alunos – cada um receberá, durante um ano, uma bolsa mensal para se dedicarem às atividades. Saiba mais sobre os projetos:

•          Desenho Geométrico – Colégio Universitas, Santos – O objetivo é resgatar o aprendizado do desenho geométrico no Ensino Médio, extinto desde a década de 1970. Segundo o prof. Armando Loreto, do Departamento de Matemática do Centro Universitário da FEI, esse é um dos motivos da evasão nos primeiros ciclos da graduação em Engenharia, uma vez que muitos alunos têm dificuldade em acompanhar o conteúdo das disciplinas correlatas, como desenho técnico e mecânico. Durante a vigência do projeto, os alunos bolsistas terão um aprendizado intensivo, com quatro horas de aula semanais, uso de instrumentos convencionais e softwares. A equipe é responsável pela produção do material didático e por workshops para alunos do colégio e de instituições públicas de Santos. Em paralelo, o bolsista da FEI seleciona exemplos de aplicação do desenho geométrico nas disciplinas do ciclo básico de Engenharia, de forma a ampliar a visão sobre a profissão.

•          Matemática – Escola Estadual Dr. Francisco Emygdio Pereira Neto, São Bernardo do Campo – Coordenado pelo prof. Custódio Thomaz Kerry, do Departamento de Matemática do Centro Universitário da FEI, o projeto tem foco na resolução de problemas. A proposta é que os alunos reúnam problemas dos materiais didáticos da escola, em vestibulares ou avaliações externas, que tenham situações próximas às da Engenharia. Enquanto isso, o bolsista da FEI busca ferramentas computacionais para elaborar e ilustrar as resoluções. A expectativa é de que a coleção de problemas possa ser ampliada para os outros alunos da escola envolvida, de forma a despertar o interesse pela Engenharia.

•          Plataforma de desenvolvimento de competições de modelos estruturais com materiais recicláveis – Escola Estadual Nail Franco de Mello, São Bernardo do Campo – No dia 4 de outubro, os alunos da escola participarão de um concurso para a construção de uma estrutura com garrafas PET e um ensaio para avaliar a estabilidade do que foi construído. O evento faz parte do projeto coordenado pelo prof. Kurt Amann, coordenador do Departamento de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI, com objetivo de despertar o interesse pelas Ciências Exatas e Engenharia. Inspirado no Concurso Travessia, o trabalho dará origem a um fórum online, dentro do site da FEI, em que toda a experiência do concurso será divulgada, inclusive para outras escolas. Ainda por meio dessa página, será possível avaliar o envolvimento dos alunos e o aumento do interesse pelas áreas tecnológicas.

•          Engenharia na Escola – Escola Estadual Nail Franco de Mello, São Bernardo do Campo – O projeto envolve palestras, grupos de discussão e visitas monitoradas à FEI. Coordenado pela profa. Lania Ferreira, do Departamento de Ciências Sociais do Centro Universitário da FEI, aborda as áreas de atuação em Engenharia e o mercado de trabalho. Os alunos bolsistas da escola poderão escolher ainda um dos laboratórios da FEI para passar um dia, conhecer a rotina e as atividades realizadas na graduação. No dia 18 de outubro, o grupo fará uma visita aos laboratórios do IPEI – Instituto de Pesquisa e Estudos Industriais da FEI.

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  • Data: 04/10/2013 11:10
  • Alterado:04/10/2013 11:10
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