SPCD realiza apresentações gratuitas na Fábrica de Cultura Diadema

No dia 19 de fevereiro, a Companhia sobe ao palco em duas apresentações, com abertura feita pela Companhia de Danças de Diadema

  • Data: 14/02/2025 17:02
  • Alterado: 14/02/2025 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPCD
SPCD realiza apresentações gratuitas na Fábrica de Cultura Diadema

Crédito:Charles Lima

Você está em:

São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança – faz sua próxima parada na cidade de Diadema, em São Paulo. Com duas sessões gratuitas, as apresentações acontecem na Fábrica de Cultura Diadema  também equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social Poiesis -, no dia 19 de fevereiro, às 15h e às 19h, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com 1h de antecedência.

O espetáculo conta com a abertura da Companhia de Danças de Diadema, que apresenta trecho da obra Força Fluida, de Jaeduk Kim, criada especialmente para a Companhia pelo coreógrafo. Um artista multifacetado, ele também criou a trilha sonora baseada em cânticos naturais de sua tradição oriental, utilizando sons de instrumentos típicos de sua tradição e voz monocórdica. Jaeduk Kim transita pelo minimalismo dos movimentos que dialogam com a trilha sonora, ora expressando-se com a força de um guerreiro, ora como a delicadeza de uma folha caindo no outono. Estes e demais elementos da ancestral cultura oriental se encontram na obra, traduzidos pelo olhar contemporâneo deste sensível artista e dos intérpretes da Companhia.     

Já a São Paulo Companhia de Dança apresenta três obras de seu repertório, incluindo a pré-estreia do Pas de Deux de Alvoradade Yoshi Suzuki; A Morte do Cisne, por Lars Van Cauwenbergh, inspirado na obra de Michel Fokine (1880-1942); e Casa Flutuante, de Beatriz Hack.

Alvorada é uma ode ao recomeço, onde o frescor do amanhecer se traduz em renovação e continuidade. Mesmo ao estrear sua carreira como coreógrafo, o expressivo bailarino Yoshi Suzuki – que integra o elenco da SPCD desde sua criação – continua dançando com paixão, mantendo viva a essência que sempre o impulsionou. Nesta obra, criada para os colegas da São Paulo Companhia de Dança, o suave deslizar da manhã convida o corpo e a alma a sentir cada emoção à flor da pele. Alvorada não celebra apenas um novo capítulo, mas também uma opção de continuidade. Dividida em três partes, a obra terá pré-estreias em momentos distintos ao longo do ano, culminando com sua estreia completa em agosto, reafirmando a trajetória de um artista que se reinventa, sem jamais abandonar sua paixão pelo movimento.

Esta criação integra o Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança (PDHFAD) – Ações para Bailarinos – Transição de Carreira, que estimula o corpo artístico da SPCD a experienciar diferentes possibilidades de carreiras no ecossistema da dança.

Já A Morte do Cisne, é uma obra consagrada, criada em 1907 por Fokine para Anna Pavlova. Um solo emocionante, que dialoga com as sonoridades da harpa e do violoncelo, inspirado no poema de Alfred Tennyson (1809-1892) e nos movimentos dos cisnes em seus últimos instantes de vida. Esse solo é interpretado por grandes estrelas da dança e ganha novos acentos e dinâmicas no corpo de uma bailarina da São Paulo Companhia de Dança.

Em contraste, Casa Flutuante, primeira criação de Beatriz Hack para a SPCD, revela diferentes conceitos de “casa” e suas impermanências, na cena. Conduzidos por uma trilha sonora eclética, o elenco flutua entre os movimentos propostos pela coreógrafa e desenvolvidos a partir da experiência pessoal de cada um. Os movimentos individuais e de grupo exploram as relações humanas e interpessoais.

A apresentação da São Paulo Companhia de Dança é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e São Paulo Companhia de Dança via Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Patrocínio Itaú.

SERVIÇO: 

SPCD NA FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: R. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro, Diadema – SP, 09920-710

Dia 19 de fevereiro, quarta-feira, às 15h e às 19h

Ingressos: Gratuitos, retirada 1h antes na bilheteria

Classificação: Livre

Compartilhar:

  • Data: 14/02/2025 05:02
  • Alterado:14/02/2025 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPCD




Tempo em Diadema para amanhã
15/03


Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol e chuva.

Tarde

Sol e chuva.

Noite

Noite chuvosa.

Temperatura em
Diadema

Max: 24°C

Min: 19°C

Chuva em
Diadema

Probabilidade: 97%

Quantidade: 4mm

Ventos em
Diadema

Velocidade: 9km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados