Luiz Marinho abre 2ª Feira Literária de São Bernardo

FELISB acontece de 27 de setembro a 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 20h

  • Data: 28/09/2013 11:09
  • Alterado: 28/09/2013 11:09
  • Autor: Soraya Paladini
  • Fonte: PMSBC
Luiz Marinho abre 2ª Feira Literária de São Bernardo

Crédito:

Você está em:

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, abriu na tarde desta sexta-feira (27), no Pavilhão Vera Cruz, a 2ª Feira Literária de São Bernardo (FELISB), que acontece de 27 de setembro a 13 de outubro. Única do gênero no Estado, já que destinada exclusivamente à literatura infantojuvenil, a FELISB é pioneira na Região do ABC. Ela é resultado da parceria entre a Prefeitura e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

O chefe do Executivo falou sobre a importância de promover o amor pela literatura. “Precisamos estimular cada vez mais o processo da leitura. Se isso acontecer, ela fará uso disso durante toda a vida”, declarou Marinho.

Durante o evento, ele citou outros programas da Prefeitura que têm esse mesmo objetivo, como o Leitura nas Fábricas, que disponibiliza bibliotecas em algumas empresas, e o Agentes de Leitura, por meio do qual os livros são levados até a casa dos moradores da cidade.

Segundo Cleuza Repulho, secretária de Educação, a literatura é levada muito a sério pela Administração. “O grande diferencial da nossa cidade é o fomento e a difusão da leitura por meio das políticas públicas”, disse Cleuza.

A estimativa é que a feira receba cerca de 10 mil visitantes por dia, que terão à disposição cerca de 50 mil títulos de 136 autores. O ingresso é de R$ 2,0, com a garantia de meia-entrada para crianças até 12 anos, professores da rede estadual e maiores de 65 anos. Para alunos e professores da rede municipal de São Bernardo a entrada é gratuita. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que, por dia, aproximadamente oito mil estudantes da rede municipal visitem os stands da FELISB.

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria de Educação reservou os dias 3 e 10 de outubro, quando rodas literárias e outras atividades terão como foco esse público.

Já os alunos das creches – entre zero e três anos – receberão a visita dos escritores, autores e ilustradores nas unidades escolares. Por dia, quatro escolas municipais serão visitadas, totalizando 40 creches.

De acordo a secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Elizabeth Serra, a ação é acima de tudo um investimento na cidadania. “É uma raridade nas gestões de cidades um investimento de tamanho porte. Além de pioneira, São Bernardo é um exemplo. Eu não conheço nenhuma cidade deste país que promova um investimento como este na formação de leitores, na compra de livros e na formação de professores”, comentou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Frank Aguiar, a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, e a presidente do Conselho Diretor da FNLIJ, Isis Valéria Gomes.

Editoras – Aproximadamente 60 editoras mantenedoras e associadas à FNLIJ, como a Brinque-Book, Ática, Scipione, Moderna, Salamandra, Rocco, Grupo Record, Cia das Letrinhas, entre outras, participarão da FELISB.

Por ser um evento de caráter educacional e voltado ao público infantojuvenil, não serão expostos livros didáticos, de referência, religiosos ou de autoajuda. Isso significa que o acervo obedece à política de seleção de obras da Secretaria Municipal de Educação, que estão de acordo com os critérios de avaliação praticados pela FNLIJ.

Serviço – O Pavilhão Vera Cruz fica na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar. A 2ª Feira Literária de São Bernardo acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 20h.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 28/09/2013 11:09
  • Alterado:28/09/2013 11:09
  • Autor: Soraya Paladini
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados