MS seleciona mais um profissional do Programa Mais Médicos para São Bernardo

Outros quatro também já escolheram a cidade para trabalhar. Médicos aguardam aval do governo federal

  • Data: 27/09/2013 16:09
  • Alterado: 27/09/2013 16:09
  • Autor: Vinícius Dominichelli
  • Fonte: PMSBC
MS seleciona mais um profissional do Programa Mais Médicos para São Bernardo

Crédito:

Você está em:

São Bernardo do Campo deve receber em breve mais um profissional do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Um mexicano já está selecionado para atender na cidade e outros quatro, todos brasileiros, também escolheram o município para trabalhar. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (27), durante encontro entre o secretário de Saúde, Arthur Chioro, e três profissionais que já estão na cidade.

“Nossa expectativa é de receber no total 34 médicos brasileiros e também intercambistas [brasileiros formados no exterior e estrangeiros]. Esse aumento na equipe vai proporcionar a melhora da qualidade do serviço prestado à população”, destacou Arthur Chioro. Segundo ele, a prioridade é que esses cinco novos profissionais ocupem as UBSs que ficam em regiões de maior vulnerabilidade, como São Pedro, Santa Cruz, Represa, Parque São Bernardo e Orquídeas.

O secretário conversou com os três médicos que já estão em São Bernardo do Campo. A brasileira Kátia Marquinis, formada em Jundiaí, está atendendo na UBS Batistini. O mexicano Luís Fernando Haro Valdez vai atender na UBS São Pedro e a outra brasileira, Perla Perez Cortada, formada em Barcelona, na Espanha, vai trabalhar na UBS Santa Cruz. Os dois últimos aguardam o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) para obter autorização de trabalho no país.

“Sempre quis voltar para o Brasil. Morei em Santo André e tive boas referências de São Bernardo”, disse Perla. O mexicano Luís Fernando Haro Valdez também elogiou a estrutura da cidade. “Eu já havia passado por aqui e muitas pessoas me falavam das áreas carentes. Já trabalhei em locais semelhantes no México e também em áreas indígenas e me sinto comprometido com essa situação”, disse o médico.

Para a Dra. Kátia Marquinis a experiência tem sido muito boa na UBS Batistini. “Nunca tinha visto uma estrutura maravilhosa do SUS como vi aqui na cidade. Os esforços são diários para melhorar um serviço que já é muito bom”, disse a médica.

O Programa – Lançado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 27/09/2013 04:09
  • Alterado:27/09/2013 16:09
  • Autor: Vinícius Dominichelli
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados