Ciclofaixa de lazer no Paço marca Dia Mundial Sem Carro em SBC

Ciclofaixa, com cerca de um quilômetro, foi implantada exclusivamente nesse dia; objetivo foi incentivar o uso da bicicleta

  • Data: 22/09/2013 12:09
  • Alterado: 22/09/2013 12:09
  • Autor: Alexandre Postigo
  • Fonte: PMSBC
Ciclofaixa de lazer no Paço marca Dia Mundial Sem Carro em SBC

Crédito:

Você está em:

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o Paço Municipal de São Bernardo do Campo ganhou, das 9h às 13h, uma ciclofaixa de lazer. O circuito, com cerca de um quilômetro e implantada pela Prefeitura exclusivamente nesse dia, teve o objetivo de mostrar que a bicicleta é, sim, um interessante e sustentável meio de transporte.

Essa á também a opinião de Joel Bernardo Júnior, morador do Bairro Nova Petrópolis. Segundo ele, sua saúde mudou completamente, e para melhor, quando começou a pedalar pelo ABC, duas vezes por semana, com um grupo de cerca de 40 ciclistas.

 “Eu gostaria que mais pessoas usassem bicicleta, até para conscientizar os motoristas a ter respeito com os ciclistas, o que agora não acontece. Tenho colegas que vão trabalhar de bicicleta, o que é bom”, disse. Ele alertou, no entanto, que também os ciclistas devem usar os equipamentos de segurança adequados e respeitar as leis.

Além da ciclofaixa de lazer, quem compareceu ao Paço pôde perceber a presença do Ecomóvel, veículo da Prefeitura que realiza atividades de educação ambiental. Funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental distribuíram cartilhas com dicas para ajudar na preservação do meio ambiente.

Também foram realizadas no local, pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, atividades recreativas, como tênis de mesa, e montado um circuito ciclístico para crianças.

Um dos pequenos que estava aproveitando para pedalar era Gabriel, nove anos. “Gostei muito de andar aqui no Paço. A pista é rápida e divertida. Gostaria de ir para a escola de bicicleta”, disse.

Seu pai, Jorge Paulo, 40 anos, morador da Vila São Pedro, também gostou da iniciativa da Prefeitura. “Hoje em dia, com tanto carro na rua, é importante, pelo menos no fim de semana, a gente ter a liberdade de usar uma ciclofaixa como essa”, disse Paulo, que fez questão de trazer toda a família para o Paço quando soube da realização da atividade.

De acordo com os organizadores, a ação pretendeu também conscientizar a população sobre a utilização do automóvel de forma racional, de modo a contribuir para a melhoria do trânsito e a diminuição da poluição ambiental.

Para garantir a segurança de ciclistas e condutores de veículos, monitores e agentes de trânsito estiveram no Paço e arredores.

MOBILIDADE – A ação faz parte da programação do Mês da Mobilidade Urbana de São Bernardo, que continua até o dia 30 deste mês com uma série de atividades envolvendo mobilidade sustentável, inclusão e meio ambiente. O calendário foi elaborado como extensão da Semana Nacional do Trânsito, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro para ser realizada de 18 a 25 de setembro de cada ano.

HISTÓRIA – A história do Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional ‘Na Cidade, sem meu Carro’, reunindo 760 cidades. No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades e, em São Paulo, é realizada desde 2005.

Compartilhar:
1
Crédito:PMSBC
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 22/09/2013 12:09
  • Alterado:22/09/2013 12:09
  • Autor: Alexandre Postigo
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados