São Bernardo lança Frente para combater violência no trabalho
Durante o evento, o prefeito Luiz Marinho vai assinar um decreto que torna obrigatória a notificação de acidentes e doenças do trabalho
- Data: 18/09/2013 18:09
- Alterado: 18/09/2013 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Com a finalidade de combater os diversos tipos de violência que ocorrem no ambiente de trabalho, a Prefeitura de São Bernardo lança nesta sexta-feira (20), às 8h30 no Teatro Cacilda Becker (praça Samuel Sabatini, 50, no Centro), a Frente Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência no Trabalho.
Integrada por representantes das secretarias municipais de Saúde, de Segurança Urbana e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, além de dirigentes das centrais sindicais CUT e UGT, Pastoral Operária e sindicatos de trabalhadores, a Frente pretende agregar outras entidades da sociedade civil que desejem reunir forças para minimizar as ocorrências violentas no cotidiano dos trabalhadores.
Durante o evento, o prefeito Luiz Marinho vai assinar um decreto que torna obrigatória a notificação de acidentes e doenças do trabalho por meio do Relatório de Atendimento aos Acidentados do Trabalho (RAAT) nos serviços de saúde.
Também estará presente ao encontro o jornalista e cientista político Paulo de Tarso Vannuchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que vai falar sobre ‘Direitos Humanos e Trabalho’.
Vannuchi, preso político durante o regime militar, é um dos colaboradores do livro ‘Brasil Nunca Mais’, que trata da tortura política no País. Ele foi deputado federal na Assembleia Nacional Constituinte, de 1986, e ocupou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de 2005 a 2010.
A programação também prevê a palestra do secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, que vai falar sobre o tema ‘Violência no trabalho, uma questão de saúde pública’.
Entre as formas de violência relacionadas ao trabalho, destacam-se as agressões físicas e psicológicas, o assédio sexual, o trabalho escravo, os acidentes de trabalho e as doenças profissionais, entre outras.
Após o lançamento, a Frente terá como tarefa identificar, nomear e denunciar os tipos de violência praticados nos ambientes de trabalho. As denúncias devem ser encaminhadas ao sindicato da categoria a qual o trabalhador está vinculado ou ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), unidade da Secretaria de Saúde localizada na rua Wenceslau Braz, 170, na Vila Quirino, telefone 4332-0552 e e-mail [email protected].