São Bernardo inicia cadastro geral das indústrias instaladas
Com a iniciativa será possível saber o que produzem, consomem e descartam na produção
- Data: 18/09/2013 18:09
- Alterado: 18/09/2013 18:09
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Desde a última segunda-feira (16), a Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza a elaboração do Cadastro Geral da Indústria (CGI) no município. O levantamento vai trazer informações de contato, produção, insumos, mercados e outros detalhes das indústrias instaladas na cidade.
Além disso, o documento estará disponível nos formatos eletrônico e impresso e trará ainda dados sobre a vinculação das empresas com as universidades e com os mercados específicos de Defesa e de Petróleo e Gás, prioridades atuais para o desenvolvimento municipal.
“Esse cadastro vai ser uma fotografia panorâmica de todos os estabelecimentos comerciais de São Bernardo do Campo. Com esses dados, qualquer empresário vai ter à disposição o que cada empresa produz na cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Jefferson da Conceição.
A pesquisa, inédita no ABC, tem o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e será feita pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Serão pesquisadas cerca de 1,6 mil empresas da cidade e a previsão é que o cadastro esteja pronto no começo de 2014 e divulgado em abril.
A ideia é disponibilizar informações úteis para todos os interessados e possibilitar a formulação mais adequada de políticas públicas direcionadas ao fortalecimento da indústria instalada em São Bernardo do Campo.
“Os 35 técnicos de coleta de dados foram devidamente treinados. Eles vão chegar nas empresas e conversar com o responsável. Todo o questionário leva cerca de 35 minutos para ser respondido”, disse a professora da USCS, Maria do Carmo Romero.
O valor adicionado da indústria em São Bernardo do Campo, segundo o IBGE, é de R$ 13 bilhões, o que representa 44,5% do Grande ABC e 4,3% do Estado de São Paulo. O levantamento apontou que as 1.602 empresas instaladas na cidade empregam 104.788 pessoas.