Avenida Kennedy ganha ciclovia em toda sua extensão
Projeto está sendo executado pela iniciativa privada como compensação pelo impacto gerado pelos empreendimentos em construção na avenida
- Data: 13/09/2013 18:09
- Alterado: 13/09/2013 18:09
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Os ciclistas de São Bernardo do Campo ganharão mais uma ciclovia, desta vez na Avenida Kennedy. Com 1,5 km de extensão, o novo espaço faz parte do plano cicloviário da cidade, que tem como objetivo incentivar o uso de bicicletas como alternativa de transporte.
O projeto está sendo executado pelo shopping Golden Square e pela construtora M. Bigucci como forma de compensação pelo impacto a ser gerado pelos dois empreendimentos que estão sendo construídos na avenida, que têm potencial para aumentar a circulação de veículos e pedestres. As obras incluem, ainda, travessias elevadas em frente ao Golden e ao Parque Rafael Lazzuri, que vão garantir acessibilidade para pessoas com deficiência.
A ciclovia está sendo construída em três etapas. A primeira, a ser entregue em outubro, juntamente com a inauguração do shopping, compreende o trecho entre as ruas Continental e Vicente de Carvalho. O segundo trecho é entre a Rua Vicente de Carvalho e Avenida Senador Vergueiro e, por último, será entregue a parte que liga a Rua Continental até a Praça Ibrahim de Almeida Nobre.
Segundo a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, o novo modal será importante para atender os diversos públicos daquela região, como os estudantes e professores da Universidade Federal do ABC, os usuários do Ginásio Poliesportivo, parques, empreendimentos comerciais e os residentes do local.
Para a modelo Paula Cordeiro, 19 anos, a construção de novas ciclovias estimula as pessoas a andar de bicicleta e, assim, deixar o carro em casa. Já o profissional de Tecnologia de informação André Barbosa, destaca a segurança oferecida aos ciclistas. “Com esse local específico, os ciclistas deixam de dividir espaço com pedestres e automóveis, ficando mais seguros”, diz.
Atualmente, a cidade possui dois quilômetros e meio de ciclovias, que estão localizadas nas avenidas Pery Ronchetti (1,7 quilômetro) e João Firmino (800 metros).
De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, todos os novos projetos viários prevêem a implantação de ciclovias ou ciclofaixas, como, por exemplo, a construção dos 12 corredores de ônibus e da Linha 18-Bronze do Metrô.