Alunos do CAV participam do desafio ‘Noites de Kino’
Estudantes do Centro de Audiovisual de São Bernardo (CAV) produziram um curta-metragem, durante o 24º Festival Internacional de Curtas de São Paulo
- Data: 29/08/2013 16:08
- Alterado: 29/08/2013 16:08
- Autor: Soraya Paladini
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O 24º Festival Internacional de Curtas de São Paulo promoveu, no último dia 24 (sábado), o desafio ‘Noites de Kino’, uma proposta de ‘filme relâmpago’, onde os participantes se encontram num café da manhã e, a partir do sorteio de um tema, cada grupo tem a missão de realizar um vídeo de três minutos, em apenas 48 horas. Quatro alunos do Centro de Audiovisual (CAV) de São Bernardo do Campo aceitaram o desafio e produziram o curta-metragem ‘O cinzeiro’.
O tema surpresa desta edição recebeu o nome de ‘Cores’, e os estudantes de São Bernardo foram sorteados com a cor cinza. O curta produzido por eles narra a história do velho e pacato senhor Geraldo, que todo domingo, faz compras na feira do seu bairro. Ao chegar em casa, ele conversa sobre seu cotidiano com a urna de cinzas de sua esposa, morta anos atrás, a quem sempre presenteia com uma nova flor. Estranhamente, ele também costuma jogar xadrez com as cinzas de seu velho amigo Juarez. Mas, por trás dessa aparente imagem de fragilidade, o velho senhor Geraldo esconde um terrível segredo em um dos pequenos quartos de sua casa.
Os filmes da atividade ‘Noites de Kino’ foram exibidos no dia 26 de agosto, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Segundo um dos participantes, Vlademir Gomes da Silva, encarar este desafio foi muito gratificante. “Participar da montagem de um curta-metragem, em apenas 48 horas, foi uma experiência única. O CAV nos deu uma bagagem técnica extraordinária para concluirmos com êxito este trabalho”, ressaltou Vlademir.
FESTIVAL – Ao todo, são sete salas de cinema que hospedam um dos maiores festivais de curtas-metragens do mundo. Na edição de 2013, mais de 400 filmes estão divididos nas mostras Internacional, Latino-Americana, Brasil e Panorama Paulista, e em 14 programas especiais. A programação ainda inclui outras mostras, encontros, debates e programas especiais, como o que homenageia produções realizadas em Super-8.
CAV – O Centro de Audiovisual de São Bernardo oferece cursos gratuitos nas áreas de Cinema/TV e Animação com duração de três semestres cada um. Além dos cursos regulares, o CAV realiza palestras, workshops, oficinas e reciclagens.
Com estrutura para atender até 270 alunos, o CAV opera no complexo do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e conta com um estúdio de 100 metros quadrados, cabine para dublagem e locução, duas ilhas de edição, espaço para abrigar as produções e salas de aula com equipamentos de ponta utilizados pelo mercado.
O CAV é fruto de um convênio entre a Prefeitura de São Bernardo e o Ministério da Cultura. O foco é a formação, pesquisa, produção e difusão da criação audiovisual.
A criação desse Centro é a primeira etapa do Projeto de Revitalização dos Estúdios Vera Cruz.