CIESP SBC homenageia os 50 anos do SENAI Almirante Tamandaré
Dia 26 de agosto o CIESP SBC, através de iniciativa do seu vice-diretor, o vereador Mauro Miaguti, realizou a Sessão Solene em comemoração aos 50 anos do SENAI Almirante Tamandaré.
- Data: 27/08/2013 15:08
- Alterado: 27/08/2013 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: CIESP SBC
Crédito:
O evento contou com a presença de centenas de convidados entre diretoria, conselho e associados do CIESP SBC; professores, alunos, diretores e convidados do SENAI Almirante Tamandaré.
Em seu discurso Mauro Miaguti lembrou que a “formação não é apenas uma etapa da vida, ela deve ser constante para toda a carreira.”
Miaguti falou sobre a importância do aperfeiçoamento do currículo para que um profissional possa vencer no mercado competitivo atual. “Ao longo deste meio século, o SENAI Almirante Tamandaré trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento industrial do município e da região, desenvolvendo ações educacionais em sintonia com o meio empresarial e também atenta às transformações do cenário social, político, econômico e tecnológico.
Hitoshi Hyodo, Diretor Titular do CIESP SBC, também destacou a atuação do SENAI Almirante Tamandaré na formação não apenas de técnicos, mas também cidadãos.
“O SENAI Almirante Tamandaré tem uma história e hoje estamos comemorando em sessão solene essa data histórica. A cidade de São Bernardo do Campo, ainda que com todas as dificuldades, é uma cidade fortemente industrial. A base das receitas públicas do município estão ancoradas na indústria. Uma entidade que é muito importante, que contribuiu fortemente para o desenvolvimento da indústria com certeza é o SENAI. Esses profissionais formados foram para a indústria e colaboraram com o desenvolvimento. Falar do SENAI, além da questão da formação de mão de obra qualificada, é sinônimo de inovação tecnológica. Temos um exemplo claro que é a carreta de nanotecnologia. A inovação está na agenda do Almirante Tamandaré, com seus cursos, treinamentos, focando no desenvolvimento técnico bem como no desenvolvimento do ser humano, tão necessário nos dias de hoje. Mais do que qualificar profissionalmente, o nosso SENAI forma o cidadãos.”
Ricardo Figueiredo Terra, Diretor Técnico do SENAI do Estado de São Paulo também fez parte da tribuna de honra e falou sobre uma das prioridades das escolas SENAI que é olhar para o ser humano como um ser integral.
O diretor do SENAI Almirante Tamandaré, professor José Heroíno de Sousa, fez um resumo da história da escola e falou sobre os investimentos realizados em máquinas e equipamentos, no intuito de formar profissionais mais bem preparados par ao mercado. “Ao longo da sua história o SENAI veio se modernizando, sempre aliando a modernidade à tecnologia de ponta das indústrias da região e do Estado de São Paulo. Costumamos dizer que de cada 3 profissionais da indústria, dois já passaram pela nossa escola. Enxergamos a educação como um meio para as conquistas perenes.”
A cerimônia também foi prestigiada pelo engenheiro Valdir Silvério, que fez parte da primeira turma de formandos do SENAI Almirante Tamandaré, em 1965: “O SENAI foi a minha base profissional. Se não fosse o SENAI talvez hoje eu não seria engenheiro com passagem por empresas como FORD, Mercedes e Chrysler. Tenho muito orgulho da minha profissão e fazer parte da família SENAI. Lembro daquela época com muita saudade.”