Teatro para a Primeira Infância comemora sucesso em São Bernardo
Todos os estudantes da rede de ensino do município em idade de creche serão contemplados com os espetáculos
- Data: 25/06/2014 10:06
- Alterado: 25/06/2014 10:06
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Em São Bernardo do Campo, o projeto Teatro para a Primeira Infância, implementado desde abril pela Secretaria de Educação, vai contemplar todos os cerca de 9,3 mil alunos da rede municipal em idade de creche. Essa iniciativa é pioneira no Brasil e propõe, para os alunos de seis meses a 3 anos, a oportunidade de assistir a uma peça teatral; e aos professores, equipes gestoras e auxiliares de educação dessas turmas, workshop sobre o tema proposto.
O espetáculo “Meu Jardim”, especialmente preparado para o público de 0 a 3 anos, com música ao vivo, exploração sensorial e linguagem poética, fala de um viajante que resolve fazer um jardim. No desenvolvimento da peça, provoca um jogo, que envolve a plateia dos pequenos como parte da cena.
“Essas apresentações são importantes porque são totalmente de cunho pedagógico e têm papel fundamental na formação da sensibilidade dos nossos alunos. As reações são totalmente distintas, pois cada um reage de forma diferente ao interagir com o som, luz, vozes, cenário e música”, destaca a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Carlos Preto, unidade que já recebeu apresentações do espetáculo teatral “Meu Jardim”.
A ação também é inovadora, pois traz pela primeira vez o universo do teatro para alunos em idade de creche de uma rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação de São Bernardo, todas as unidades escolares que atendem crianças entre seis meses e 3 anos vão receber no seu espaço educacional uma peça teatral capaz de garantir mais possibilidades e cidadania cultural para esta faixa etária. Serão atendidas no projeto as turmas de berçário inicial e final, além do infantil I e II.
Para o diretor do espetáculo, Luiz André, a iniciativa da rede de São Bernardo em proporcionar ações teatrais para essa faixa etária mostra o quanto a Secretaria de Educação da cidade está engajada e sensível para com o aprendizado dos alunos desde muito cedo. Segundo ele, subestimar a capacidade de reação dos pequenos estudantes é um erro que muitas pessoas ainda carregam.
“Buscar a comunicação com crianças em idade de creche é muito desafiador. Nos surpreendemos sempre com elas. A interação que desenvolvemos é algo incrível”, ressalta o teatrólogo.
SOBREVENTO – O Grupo Teatral Sobrevento faz parte de movimento que pretende assegurar e expandir ações voltadas para a cultura destinada à primeira infância no Brasil. Ao lado da Companhia Espanhola La Casa Incierta, realizou dois festivais internacionais de teatro para bebês, inaugurando debate profundo sobre uma ideia renovadora tanto para a cultura quanto para a Educação, cujas seriedades e pertinência reuniram artistas, pesquisadores, educadores, programadores e formadores de opinião da Dinamarca, Espanha, Canadá e de vários Estados do Brasil. A iniciativa promoveu apresentações, debates, exposições, oficinas e mesas-redondas que serviram de base para o presente projeto, que pretende apontar novos caminhos para formação ampla, baseada em intercâmbios entre teatro e Educação.