São Bernardo realiza I Seminário de Segurança e Cultura de Paz

Evento teve como objetivo promover a reflexão sobre o papel do município na prevenção à violência

  • Data: 14/08/2013 09:08
  • Alterado: 14/08/2013 09:08
  • Autor: Ana Lucia Almeida
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo realiza I Seminário de Segurança e Cultura de Paz

Crédito:

Você está em:

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, realizou, nesta terça-feira (13/8), o I Seminário de Segurança e Cultura de Paz, no Teatro Cacilda Becker. O evento teve como objetivo promover a reflexão sobre o papel do município na prevenção à violência, por meio das ações que impulsionem a cultura de paz na sociedade.

Durante a abertura do evento, o prefeito Luiz Marinho falou sobre a importância das políticas públicas para o processo de transformação da sociedade. “Quando falamos de cultura de paz, falamos de mudança de comportamento. Nosso intuito é que esse conjunto de intervenções executadas pelo poder público possa influenciar positivamente a vida das pessoas”, disse.

O secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, destacou que é na esfera do poder local que se dá a possibilidade da promoção da prevenção à violência e ao crime. Além do programa Cidade de Paz, desenvolvido no município em parceria com o governo federal, ele usou como exemplo duas diretrizes básicas estabelecidas em São Bernardo para fortalecer o papel do poder local na prevenção.

“A primeira é qualificar a Guarda Civil Municipal enquanto agência pública de segurança voltada para ações preventivas e comunitárias. A segunda é a busca de estabelecer a articulação das várias secretarias municipais por meio de programas e projetos que visem promover a prevenção da violência integrada à participação da sociedade civil organizada”, elencou Mariano.

O encontro também contou com a palestra do professor titular no departamento de pós-graduação da PUC de São Paulo nas áreas de economia e administração, Prof. Ladislau Dowbor, que falou sobre a importância do governo para prevenção da violência local e a promoção da convivência solidária. “É preciso gerar outra cultura, a cultura de viver melhor. Trata-se de resgatar a decência humana, o valor da família e a boa convivência em sociedade”, concluiu.

Compartilhar:
1
Crédito:Raquel Toth
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 14/08/2013 09:08
  • Alterado:14/08/2013 09:08
  • Autor: Ana Lucia Almeida
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados