Exposição “Brasil: Ofícios e Saberes” no Shopping Metrópole
Exposição sobre patrimônio imaterial da cultura brasileira, acontece entre 9 e 31 de agosto, na Praça Central
- Data: 02/08/2013 12:08
- Alterado: 09/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Ketchum
Crédito:
A partir do dia 8 de agosto, o Shopping Metrópole vai inaugurar a mostra Brasil: ofícios e saberes. Localizada na Praça Central do empreendimento, a exposição aborda seis bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil por meio de objetos, imagens e documentários. Após o Shopping, ela segue para integrar o evento “Muitos povos, uma cidade”, no Pavilhão Vera Cruz, e posteriormente será apresentada em três cidades de diferentes regiões do Brasil.
Em parceria com a Scania, Brasil: ofícios e saberes conta com a curadoria da antropóloga Maria Lucia Montes e traz à tona seis ofícios tradicionais encontrados na cultura popular brasileira e registrados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como parte do patrimônio imaterial. O público terá a oportunidade de entrar em contato com formas de saber que condensam experiências centenárias, passadas de geração em geração:
OFÍCIO DAS PANELEIRAS – Goiabeiras, Vitória/Espírito Santo
As moquecas capixabas e as tradicionais panelas de barro em que são cozidas e servidas são conhecidas em todo o Brasil. Poucos sabem, porém, que elas são feitas segundo antigas técnicas indígenas, usando matérias-primas locais muito especiais. As artífices que as produzem, chamadas de paneleiras, são moradoras do bairro de Goiabeiras, em Vitória/ES.
MODO DE FAZER VIOLA DE COCHO – Pantanal/Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Para se fazer um tipo de viola muito especial, chamado viola de cocho, é necessário um conhecimento profundo da natureza do Pantanal mato-grossense, já que cada uma de suas partes provém de materiais da flora e da fauna da região. Seu nome vem do modo singular como ela é feita, pois a viola é escavada numa única peça de madeira, como os cochos utilizados para a alimentação do gado.
OFÍCIO DAS BAIANAS DE ACARAJÉ – Salvador/Bahia
Originário do Benin, na África Ocidental, associado aos cultos do Candomblé aos orixás Xangô e Iansã, o acarajé é um bolinho de feijão fradinho pilado e temperado, frito em azeite de dendê e recheado com camarão. Mas desde os tempos coloniais ele ganhou as ruas de Salvador e do Brasil pelas mãos das escravas de ganho chamadas baianas de tabuleiro.
MODO ARTESANAL DE FAZER QUEIJO DE MINAS – regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre/Minas Gerais
A partir do aproveitamento da grande produção de leite das regiões serranas, utilizando técnicas tradicionais com algumas variações locais no uso do pingo (coalho), a prensagem e a cura (maturação), Minas Gerais criou um tipo de queijo muito especial, que define fortemente a cultura local.
MODO DE FAZER RENDA IRLANDESA – Divina Pastora/Sergipe
Essa renda de agulha tem suporte no lacê, um cordão brilhante preso a um desenho sinuoso, que deixa espaços a serem preenchidos pelos pontos de bordado com motivos tradicionais e outros inventados a partir deles. As rendeiras que os fazem, hoje, sobretudo na cidade de Divina Pastora/SE, recriaram uma tradição importada da Europa no século XVII, antes restrita à aristocracia.
SABERES E PRÁTICAS ASSOCIADOS AOS MODOS DE FAZER BONECAS KARAJÁ – Goiás, Tocantins e Mato Grosso
As bonecas de cerâmica do povo indígena Karajá, que vive às margens do Rio Araguaia, são confeccionadas apenas com barro, cinza e água, mas usando técnicas tradicionais que lhes dão características próprias. Depois de modeladas e submetidas a uma queima especial, são pintadas à mão com desenhos das pinturas corporais e adornos do povo Karajá que representam atributos masculinos e femininos em sua cultura.
Montada em uma área de aproximadamente 150m2, a exposição conta com objetos, imagens e textos sobre cada bem imaterial. Além disso, foram produzidos seis pequenos documentários retratando os temas, que serão exibidos ininterruptamente no local.
“Estamos orgulhosos com a possibilidade de receber em primeira mão uma mostra que exalta a diversidade e a riqueza do patrimônio do nosso País”, ressalta Maria Ferreira, gerente de Marketing do Shopping Metrópole.
Serviço
Exposição Brasil: Ofícios e Saberes
Data: de 9 a 31 de agosto de 2013
Local: Praça Central
Horário: de segunda a sábado das 10h à 22h, aos domingos e feriados das 12h às 22h
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200 – Centro, São Bernardo do Campo
Programação gratuita