HPS Central trabalha gestão do cuidado
Núcleo de Regulação coordena gestão do cuidado no HPS Central de São Bernardo
- Data: 29/07/2013 11:07
- Alterado: 29/07/2013 11:07
- Autor: Eduardo Nascimento
- Fonte: FUABC
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Em uma unidade que realiza atendimento a urgências e emergências e que conta com diversas equipes multiprofissionais se revezando em plantões, um dos grandes desafios enfrentados é a fragmentação do cuidado. Pensando em proporcionar aos pacientes cuidado horizontalizado, o Núcleo Interno de Regulação do Hospital e Pronto-Socorro Central (NIR-HPSC) implantou o método Kanban, que em poucos meses mostrou resultados positivos, como a redução da média de permanência e importante acréscimo na qualidade da assistência.
“Após a implantação das visitas com a equipe multiprofissional, passamos a identificar e resolver pendências que prolongavam o tempo de internação acima do necessário. Com o Kanban conseguimos monitorar o tempo de permanência dos pacientes na unidade de internação, identificar aqueles que necessitam de cuidados multidisciplinares e fazer com que haja comunicação efetiva entre as equipes. Desta forma, observamos melhora significativa na assistência prestada aos pacientes.”, explica a assessora da superintendência do HPSC, Karla de Andrade Possendoro.
GESTÃO DE LEITOS
O Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de leitos que sinaliza por cores o tempo de permanência dos pacientes na unidade de internação, o que possibilita o monitoramento dos pacientes com sete dias ou mais de permanência hospitalar e sinaliza para a equipe de saúde sobre a necessidade de reavaliar o projeto terapêutico.
“Duas vezes por semana o NIR, acompanhado pela Superintendência, Diretoria Técnica e pela equipe multidisciplinar, realiza uma reunião clínica com objetivo de analisar e discutir os casos de pacientes com sete ou mais dias de internação, ou aqueles que a equipe julgar necessário, independentemente do tempo de permanência na enfermaria. A ideia é obter o melhor aproveitamento possível do leito e dos recursos disponíveis, oferecendo ao paciente o que ele precisa, no momento em que precisa”, acrescenta Karla Possendoro.
O Núcleo Interno de Regulação do Hospital e Pronto-Socorro Central foi criado em março de 2010 com objetivo de implantar o gerenciamento de leitos e de apoiar a gestão do cuidado. Entre suas atribuições estão a gestão e o agendamento de exames de alta complexidade, e a interface junto ao Complexo Regulador de Vagas do município, priorizando e agilizando as transferências inter-hospitalares.