PT e PSB oficializam William Dib como vice de Luiz Fernando em pré-candidatura em São Bernardo
Ex-prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB) se junta a Luiz Fernando (PT) na pré-candidatura às eleições de 2024
- Data: 22/05/2024 22:05
- Alterado: 22/05/2024 22:05
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O pré-candidato à prefeitura de São Bernardo do Campo pelo PT, Luiz Fernando, confirmou na manhã desta quarta-feira o nome do vice em sua chapa. O médico William Dib (PSB), que já foi secretário, vereador, vice-prefeito e prefeito da cidade — além de ex-presidente da Anvisa — irá acompanhar o deputado estadual petista no pleito de outubro.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, reunindo — além dos dois políticos e suas respectivas esposas, Cristina Ferreira e Marilda Dib — representantes dos partidos que compõem a aliança. Um total de dez legendas a integram: PT, PSB, PV, PCdoB, PSOL, Rede, Democracia Cristã, Mobiliza, PDT e Solidariedade.
Com uma boa relação de amizade entre os dois, Luiz Fernando conta que, ao ter seu nome como possível indicado pelo partido — ainda no ano passado — comentou o fato com o ex-prefeito. Na ocasião, o Dr. Dib já adiantou seu apoio: “conte comigo,” teria dito. O que o moveu, segundo o próprio, “a não ficar em casa de pijama,” foi a forma que ambos viam São Bernardo do Campo.
Luiz Fernando afirmou em seus discursos que a cidade passou, ao longo dos últimos oito anos, por um processo de desmonte do patrimônio público, de evasão empresarial que a prefeitura não tentou evitar, de endividamento e de problemas em setores como a saúde. Com Dib na empreitada de reverter este cenário, o deputado Teonilio Barba destaca a humildade do ex-prefeito em aceitar o posto de vice nesta pré-candidatura, acreditando no projeto do conjunto.
Os reflexos da polarização da política nacional
Um ex-PSDB se filiar ao PSB e sair como vice em uma chapa encabeçada por um petista de carreira política em São Bernardo pode parecer um dejá-vù das eleições presidenciais. Luiz Fernando e Dib repetem a aliança improvável — nas palavras do deputado — de Lula e Alckmin. A dupla conta com a presença do presidente e de seu vice no município nos meses de campanha — seu partido vencer a eleição municipal em São Bernardo é algo que Lula deseja abertamente.
Com a grande maioria dos partidos que tendem à esquerda no espectro político unidos nesta aliança, Dib e Luiz consideram que a eleição seja “nós contra eles.” Os pré-candidatos não apontam opositores que gostariam de enfrentar em um possível segundo turno — Dr. Dib crava que seu desejo seria ganhar até no primeiro. Mas, além de ser algo que cabe à população decidir, o ex-prefeito avalia que os outros quatro pré-candidatos possuem o mesmo pensamento.