Escolas de São Bernardo e Arujá recebem projeto “Trânsito e Cidadania”

Serão realizadas 6 ações do projeto “Trânsito e Cidadania” nas escolas de São Bernardo do Campo/SP, nos dias 3 e 4 de junho, e 4 ações nas instituições infantis de Arujá/SP, no dia 22 de maio. Cada uma delas beneficiará cerca de 60 crianças. O projeto “Cidadania e Trânsito” apresentará espetáculos teatrais gratuitos, voltados para […]

  • Data: 21/05/2024 13:05
  • Alterado: 21/05/2024 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: MAHLE
Escolas de São Bernardo e Arujá recebem projeto “Trânsito e Cidadania”

Crédito:Divulgação

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Serão realizadas 6 ações do projeto “Trânsito e Cidadania” nas escolas de São Bernardo do Campo/SP, nos dias 3 e 4 de junho, e 4 ações nas instituições infantis de Arujá/SP, no dia 22 de maio. Cada uma delas beneficiará cerca de 60 crianças.

O projeto “Cidadania e Trânsito” apresentará espetáculos teatrais gratuitos, voltados para as crianças. O espetáculo será informativo e interativo, tratando da melhoria da circulação viária e da qualidade de vida dos cidadãos em cidades grandes e pequenas, com a participação e envolvimento das futuras gerações.

Os propósitos do projeto englobarão a elaboração de atividades recreativas, visando facilitar a assimilação dos temas abordados, bem como a democratização cultural por meio das artes dramáticas. Além disso, buscará promover debates sobre o assunto central, que é o tráfego urbano.

Durante a peça, ocorrerão interações entre os atores e o público, sendo as crianças convidadas a se envolverem na atuação. No começo da apresentação, serão discutidos detalhes sobre os sinais de trânsito e as regras de direção, educação, etiqueta na via pública, uso adequado das faixas de pedestres e passagens, juntamente com outras sugestões para garantir a segurança.

Em conjunto com os atores, as crianças serão responsáveis por montar o cenário, configurando uma cidade com todas as melhorias necessárias. Uma equipe de monitores estará à disposição para ajudar as crianças, embora elas mantenham sua independência.

Na sequência, as crianças representarão uma simulação de uma cidade em movimento. Os atores assumirão os papéis de agentes de tráfego, semáforos, pedestres, idosos, pessoas com deficiência visual, motoristas e outros elementos comuns no cotidiano urbano.

Sobre a peça

“Transitolândia” é uma cidade na qual todos os habitantes respeitam o trânsito e cada um cumpre o seu papel, lá as pessoas respeitam o meio ambiente e realizam a coleta seletiva e obedecem à sinalização e ao código de trânsito nacional.

Quatro residentes são motivo de grande orgulho para essa cidade: Vó Nona, uma vovó muito querida por todos e que, mesmo em idade avançada, auxilia a todos, ela possui vasto conhecimento sobre coleta seletiva e preservação do meio ambiente, demonstrando a importância desses temas para um trânsito adequado e seguro.

Jéssica é uma pessoa com deficiência visual e possui amplo entendimento sobre acessibilidade e mobilidade urbana, ela destaca questões como piso tátil e acessibilidade para cadeirantes, dado que muitas cidades ainda não oferecem o suporte necessário para indivíduos com deficiência visual, auditiva ou de mobilidade reduzida. De forma simples, orienta as crianças sobre como podem desempenhar seu papel e ajudar essas pessoas.

Mister Zum é um habilidoso malabarista e ciclista que compreende tudo sobre ciclovias e segurança: bicicletas, skates, patins e patinetes são veículos adequados para uso em uma ciclovia, porém, assim como no trânsito e nas ruas, as ciclovias também possuem regulamentos que devem ser seguidos para garantir um tráfego seguro e evitar acidentes.

Rafael, um guarda de trânsito, é amigo das crianças e tem a missão de conscientizá-las sobre o papel fundamental tanto dos motoristas quanto dos pedestres, afinal, o trânsito não depende apenas dos condutores. Ele também destaca que desde a infância podemos cultivar hábitos de segurança que nos tornarão futuros condutores responsáveis.

Todos estão unidos na cidade de Transitolândia, somando esforços para promover condutores e pedestres mais conscientes, visando prioritariamente a preservação de vidas.

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta o projeto “Trânsito e Cidadania” com patrocínio da empresa Mahle, produção da Faço Arth Produções e Apoio Komedi Projetos, Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo e a Secretaria da Cultura de Arujá.

De acordo com o Departamento de Recursos Humanos da MAHLE, a responsabilidade social está integrada à atuação da MAHLE. Os projetos sociais que a empresa apoia são fundamentais para proporcionar mais qualidade de vida às crianças, sejam elas pela educação, pelo esporte ou pela qualidade de vida. Com alegria, a MAHLE apoia o projeto “Trânsito e Cidadania”, garantindo o acesso das crianças a atividades criativas e educativas, além de valorizar e incentivar o conhecimento através dessas ações.

Serviço:

“Trânsito e Cidadania” em São Bernardo do Campo/SP e Arujá/SP

Datas, horários e locais:

Arujá/SP

22/05 – 8h30, 9h50, 14h e 15h20

Ginásio Habib Tannuri

Rua Maranhão, 386, Jardim Planalto

São Bernardo do Campo – SP

03/06 – 8h30, 9h50, 14h e 15h20

04/06 – 8h30 e 9h50

Ginásio de Esportes Edmilson Damião Pazzini

Rua Rosa Pacheco, N° 201 – Ferrazópolis – São Bernardo do Campo/SP

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  • Data: 21/05/2024 01:05
  • Alterado:21/05/2024 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: MAHLE









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