Luiz Marinho entrega novos veículos e equipamentos para limpeza urbana
Prefeito de São Bernardo também anunciou que coleta porta a porta terá início no Rudge Ramos, a partir de 5 de junho
- Data: 08/05/2013 15:05
- Alterado: 08/05/2013 15:05
- Autor: Soraya Paladini
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A limpeza urbana de São Bernardo do Campo ganhou grande reforço na manhã desta quarta-feira (8). O prefeito Luiz Marinho entregou uma série de novos veículos e equipamentos modernos que vão substituir a frota antiga, que estava em uso há cerca de seis anos. A aquisição dos veículos está prevista no contrato entre a Prefeitura e a empresa Consórcio SBC Valorização de Resíduos S.A., responsável pelo sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos, que está sendo implementado na cidade.
A nova frota é composta por 33 caminhões, 16 veículos para capina e roçada e outros oito para poda. Além disso, três grandes caminhões varredores estarão nas ruas fazendo a limpeza de canteiros centrais e grandes vias.
Esse último modelo, fabricado por uma empresa de São Bernardo, tem capacidade para percorrer 70 quilômetros por dia e vai substituir veículos importados, que quebravam com frequência e percorriam 20 quilômetros a menos diariamente.
A cidade também vai ampliar de 200 para 600 os pontos de entrega voluntária, onde a população pode descartar materiais recicláveis e quatro caminhões ficarão responsáveis por sua correta destinação. Outros sete grandes containers serão colocados em áreas distantes do centro da cidade, onde o lixo jogado pelo munícipe será compactado e, dessa forma, não ficará exposto a céu aberto.
Por fim, 150 carrinhos coletores acoplados a sugadores estarão nas ruas ajudando no trabalho dos agentes ambientais, que, dessa forma, poderão recolher o lixo seco com maior facilidade.
“Muitas cidades do Brasil nos procuraram para ver o que São Bernardo tem feito na limpeza urbana. Estamos nos esforçando para cuidar melhor da cidade”, disse o prefeito Luiz Marinho. Ele também destacou que o repasse financeiro feito ao Consórcio SBC é realizado mediante avaliação da qualidade dos serviços prestados.
Outra iniciativa importante será a instalação no local do antigo Lixão do Alvarenga do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação Energética (SPAR-URE).
Além de tratar e reciclar parte do material descartado pela população, fará parte desse sistema uma usina com capacidade para gerar energia elétrica a partir da queima do lixo. Serão gerados cerca de 17 MW/H de energia, suficiente para garantir a iluminação pública e domiciliar de uma cidade com cerca de 170 mil habitantes. Modelos semelhantes já foram implantados com sucesso na França, Espanha, Holanda e Portugal.
Ainda neste mês, a Prefeitura e o Consórcio vão entregar à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) o estudo de impacto ambiental da área da futura usina. Após a análise da empresa, que deve durar cerca de seis meses, a expectativa é que as obras durem entre 24 e 30 meses.
COLETA SELETIVA – O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo, Tarcísio Secoli, disse que a partir de 5 de junho será iniciada a coleta seletiva porta a porta. O primeiro bairro será o Rudge Ramos, que conta com 7.407 residências. Toda a cidade deverá receber o serviço até o final de 2014.
Como preparação para o início desse serviço, na sexta-feira (10) 16 agentes percorrerão o bairro para explicar como funcionará o novo sistema. Inicialmente, o caminhão passará pelas ruas da região uma vez por semana e haverá posto de entrega voluntária fixa para descarte.
SERVIÇO 0800 – Também a partir da próxima sexta-feira (10), começa a funcionar o canal de comunicação entre o munícipe e a Prefeitura para relatar problemas com a limpeza urbana. O morador poderá ligar para 0800-7708156 ou acessar o site.