Inovando no setor de gases medicinais, Messer Gases incorpora caminhões elétricos em sua frota
Planta da Messer Gases em São Bernardo do Campo é pioneira no setor na adoção de caminhões 100% elétricos
- Data: 21/12/2023 18:12
- Alterado: 21/12/2023 19:12
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Caminhões elétricos da frota da Messer Gases
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
A Messer Gases inseriu dois caminhões elétricos na frota de 14 veículos que realizam a distribuição de seus produtos na Região Metropolitana de São Paulo. Como primeira empresa do setor a adotar esta iniciativa, a Messer almeja reduzir suas emissões de carbono e aumentar a efetividade de seu serviço graças a benefícios paralelos proporcionados pelos veículos.
Além da redução da emissão de gases de efeito estufa e poluentes, os caminhões elétricos incorporados pela Messer permitem uma circulação pela cidade de São Paulo livre do rodízio veicular, a ausência de ruído em entregas em áreas sensíveis — como as hospitalares — e maior conforto aos motoristas. Tudo isso tende a refletir em melhorias para a própria empresa, seus clientes e a sociedade que, direta ou indiretamente, utiliza os gases produzidos pelo grupo.
Além da utilidade mais clara de substâncias como o oxigênio ou óxidos de nitrogênio na saúde, a Messer fornece a outras empresas gases que são aplicados nos mais diversos fins. Márcio Oliveira, diretor de operações, exemplifica isso com uma festa de aniversário. Ele diz que os gases da Messer estão no processo de fabricação ou congelamento dos alimentos consumidos, no interior dos balões da decoração e até no metal das mesas e cadeiras.
Reduzir as emissões, portanto, em uma empresa que atende tantas outras de tantas áreas diferentes é um passo importante para atender os objetivos globais na luta contra as mudanças climáticas. Em 2015, nações ao redor do mundo estabeleceram, através do Acordo de Paris, um limite de aquecimento global a ser mantido de no máximo 1,5 C em relação aos níveis pré-industriais. Com uma situação atual muito próxima de ultrapassar esta meta, cada esforço para conter a temperatura importa.
Caminhões elétricos das Messer Gases
Os dois caminhões em atividade são do modelo iEV1200T, da JAC Motors. Cada um tem a capacidade de transportar até 48 cilindros dos gases produzidos pelo grupo Messer. Os veículos elétricos contam com uma autonomia de 12 horas e levam este mesmo tempo para recarregar completamente.
Os caminhões fazem parte de um projeto piloto que visa avaliar a performance e os resultados obtidos com este tipo de veículo — a planta São Paulo foi escolhida para isso justamente pela característica de suas entregas serem viagens curtas. Márcio indica que, no futuro, mais rotas — e em mais plantas — podem receber a mesma tecnologia.
A entrega dos veículos, nesta terça-feira (19), foi na mesma data em que a planta localizada na Avenida Taboão, em São Bernardo do Campo, foi rebatizada de Messer Anchieta para Messer São Paulo. Nesta unidade, os gases produzidos na planta de Cubatão são transferidos de grandes carretas para cilindros de armazenamento e, posteriormente, para os volumes que são destinados aos clientes.
Outras iniciativas ambientais da Messer
Scott Latta, CEO da Messer no país, afirma que os esforços da companhia em ser mais ambientalmente sustentável não se limitam ao Brasil — e algumas destas iniciativas podem vir para cá no futuro. A multinacional de origem alemã está próxima de inaugurar uma nova unidade no Texas, Estados Unidos, totalmente abastecida por energia solar. O local de produção da energia renovável foi totalmente construído e será operado pela própria empresa, conta Scott.
O executivo explica que a regulação destas fontes de energia é diferente nos Estados Unidos em relação ao Brasil, mas usar fontes alternativas aqui no país já está dentro do radar de ações a serem tomadas nos próximos anos.