Semana Mundial do Aleitamento Materno marca abertura do Agosto Dourado em SBC
Mês comemorativo estimula a doação de leite humano e conscientiza sobre a importância da amamentação
- Data: 31/07/2023 19:07
- Alterado: 31/07/2023 19:07
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Banco de Leite Humano (BLH)
Crédito:Marcel Uyeta
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada entre esta terça-feira (1/8) e o próximo dia 8 de agosto, marca a abertura do Agosto Dourado em São Bernardo – mês que busca estimular a doação de leite humano e conscientizar sobre a importância da amamentação. A ação também dá largada aos festejos de aniversário de São Bernardo, que neste ano celebra 470 anos de história.
Para o prefeito Orlando Morando, a comemoração dupla é motivo de orgulho, já que neste ano, junto da inauguração do Hospital da Mulher, em 8 de julho, foi entregue o novo Banco de Leite Humano (BLH) do município, com estrutura ampliada e mais moderna de armazenagem, esterilização e conforto às doadoras.
“Mais do que tratar e incentivar a doação de leite materno, neste ano, com a nova estrutura do Banco de Leite, teremos maior capacidade de armazenamento das doações que chegarem ao nosso município e de repassar esse precioso alimento aos bebês que necessitarem”, relatou Morando. Durante todo o mês, os equipamentos de saúde do município – entre eles o complexo hospitalar, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais setores – promoverão a sensibilização e o incentivo à amamentação, com palestras, gincanas e dinâmicas com os funcionários e pacientes.
NOVO BANCO DE LEITE – Agora com nova estrutura, o Banco de Leite, já reconhecido como referência na região pela captação e doação do alimento, dobrou a capacidade de atendimento das doadoras e do armazenamento do leite materno fornecido aos bebês prematuros internados e em tratamento no hospital.
Além da captação das doações do leite materno, o BLH atende às gestantes durante o pré-natal, auxilia as mamães com dificuldades em amamentação, realiza controle de qualidade do leite humano retirado, treina e capacita profissionais locados no hospital e áreas afins e realiza pesquisas científicas. “Todas essas ações fortalecem a campanha do Agosto Dourado na nossa rede municipal e incentiva que as mães sejam doadoras, não somente neste período, mas durante todo o ano”, relatou o diretor técnico do Hospital da Mulher, Dr. Rodolfo Strufaldi.
COMO DOAR – Toda mãe que quiser ser doadora pode entrar em contato com o Banco de Leite do município por meio do telefone (11) 2363-3911 ou por Whatsapp (11) 96194-2262. No primeiro contato, as funcionárias já informam o procedimento e dão as orientações de como doar. As mães não precisam ir até o hospital, todo o procedimento pode ser realizado na própria casa. Elas recebem inclusive os frascos para colher o alimento e depois a equipe passa para retirar o leite armazenado.