Fundação Salvador Arena lança editais para formações gratuitas

Programas “Acelera Social” e “EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor” têm inscrições abertas até 16 de janeiro

  • Data: 02/01/2023 15:01
  • Alterado: 02/01/2023 15:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação Salvador Arena
Fundação Salvador Arena lança editais para formações gratuitas

Fundação Salvador Arena

Crédito:Divulgação

Você está em:

Organizações interessadas em garantir mais sustentabilidade financeira e profissionalização em suas atividades podem se inscrever, de 2 a 16 de janeiro, nos programas Acelera Social EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor. Promovidos gratuitamente pela Fundação Salvador Arena (FSA), os cursos são 100% online e direcionados a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam nas áreas de assistência social, educação e saúde de todo o Brasil. 

Com o objetivo de promover a ampliação da capacidade de mobilização de recursos e sustentabilidade financeira dessas instituições, o Acelera Social é destinado a gerentes, diretores e conselheiros das OSCs, para que façam uma imersão nas suas instituições, identificando um desafio e os capacita para encontrar os recursos necessários para superá-lo. Serão selecionadas 15 organizações para participarem do Programa, que terá atividades virtuais com momentos assíncronos (conteúdos gravados) e síncronos (encontros ao vivo), divididos em três módulos: Impacto Social, Comunicação Estratégica e Mobilização de Recursos. 

Com carga horária de 80 horas, a formação será realizada no período de 9 de março a 23 de novembro. Ao final do período, as instituições deverão elaborar um projeto que visa ao fortalecimento institucional e/ou sustentabilidade financeira e defendê-lo para uma banca, utilizando os conteúdos dos encontros e consultorias realizadas no período. Os três melhores receberão o “Prêmio Salvador Arena de Desenvolvimento Institucional” como apoio para implantação do projeto. 

“Nossa proposta é a de uma formação ativa, que recicle ou apresente recursos intelectuais para renovar a forma de operar dessas lideranças, incorporando inovação nos variados aspectos institucionais, no modelo de financiamento e na construção de sua relação com a sociedade civil”, explica Sérgio Loyola, Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA. 

EAD Gestão

Focado na contribuição para a profissionalização e o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), melhorando e ampliando seu espectro de atuação, o EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor oferece 20 vagas. Para concorrer a uma delas, as entidades interessadas devem apresentar situação societária regular (evidenciadas por meio do estatuto, CNPJ ativo, demonstrações contábeis), além de atividades com os usuários ativas em 2022 e planejadas para 2023. 

Realizado de 28 de fevereiro a 29 de agosto, o curso visa a capacitar diretores estatutários, executivos, gerentes e coordenadores que tenham poder de decisão e atuem diretamente com sustentabilidade, governança, questões fiscais e administrativas. A ideia é que, a partir dele, esses profissionais possam elaborar planejamentos mais eficientes; promover melhorias na gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais; obter ou manter certificações e títulos governamentais, como a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS), o do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre outros; e promover o conhecimento e adequação à legislação do Terceiro Setor e os pontos fundamentais para gestão e mobilização de recursos. 

Segundo Sérgio Loyola, a formação convida os participantes a revisarem e analisarem seus pontos internos, identificarem novos rumos para uma gestão eficiente, orientada para a sustentabilidade, para resultados sociais e para o fortalecimento institucional. “Por meio de módulos teóricos, práticos e encontros virtuais ao vivo, o EAD Gestão apoia os cursistas na elaboração de um diagnóstico preciso da instituição, além de viabilizar a construção de uma proposta para a gestão planejada e estratégica, garantindo uma presença mais profissional perante órgãos públicos, financiadores e patrocinadores”, afirma. 

Ao finalizar o programa, os participantes apresentarão um projeto e sua defesa para uma banca, utilizando os conteúdos das aulas e consultorias realizadas no período. “O objetivo é dar potência às suas operações, capacitando-as para defesa de suas causas com efetivo poder de transformação social”, finaliza Loyola.

Serviço:

Programa Acelera Social

Inscrições: até 16 de janeiro de 2023

Divulgação dos finalistas: 27 de fevereiro de 2023

Período do curso: 9/3 a 23/11 de 2023

Carga horária: 80 horas

Inscrições: https://www.acelerasocial.com.br/ 

Programa EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor

Inscrições: até 16 de janeiro de 2023

Divulgação dos finalistas: 24 de fevereiro de 2023

Período do curso: 28/2 a 29/8 de 2023

Carga horária: 72 horas

Inscrições: https://eadgestaofsa.com.br/

Compartilhar:

  • Data: 02/01/2023 03:01
  • Alterado:02/01/2023 15:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação Salvador Arena









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados