São Bernardo libera novo retorno para acesso à Estrada Samuel Aizemberg
Concluída nesta quarta-feira (25/1), alteração visa reduzir o tráfego no entorno do Viaduto João Fernandes Filho
- Data: 25/01/2023 14:01
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:Marcel Uyeta/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo liberou um novo retorno de acesso à Estrada Samuel Aizemberg na altura do Viaduto João Fernandes Filho (antigo viaduto Castelo Branco), no bairro Alves Dias. O prefeito Orlando Morando esteve no local na manhã desta quarta-feira (25/1) para dar início à operação no novo acesso viário, que foi reivindicado pelos próprios motoristas e que visa otimizar o fluxo do tráfego na região.
Com a mudança, quem acessa a Estrada Samuel Aizemberg, na região do bairro Cooperativa (próximo à Rodovia dos Imigrantes), sentido Centro, não precisará mais fazer todo o contorno no viaduto, passando pela Avenida dos Flamingos, para retornar à avenida (sentido bairro), resultando em redução no tempo de viagem.
“É uma correção viária importante e que foi solicitada pelos próprios motoristas. As alterações já foram finalizadas e vão otimizar ainda mais o tráfego na região. Só com muito trabalho e ouvindo a população a gente vai construir uma nova cidade”, frisou o prefeito, que liberou o acesso viário acompanhado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.
HISTÓRICO – O Viaduto João Fernandes Filho é um dos principais complexos viários de São Bernardo e se soma a diversos projetos que transformaram a mobilidade urbana da cidade, como a duplicação da Avenida dos Flamingos e José Odorizzi, além do prolongamento da Avenida Oswaldo Fregonesi. Entregue em outubro de 2018, o viaduto, então denominado Castelo Branco, foi rebatizado de João Fernandes Filho, em fevereiro de 2022.
INVESTIMENTOS – Os investimentos em mobilidade urbana empregados pela atual gestão têm transformado São Bernardo. Só nos últimos meses, o prefeito Orlando Morando inaugurou a duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade, no Centro, com a entrega de um novo viário que viabilizou a ligação direta do Complexo Tereza Delta com a Avenida Prestes Maia (R$ 80 milhões em investimentos). Também foi liberada a nova rotatória entre a Avenida Luiz Pequini e a Rua dos Vianas, na região do Parque São Bernardo (R$ 60 milhões), além da renovação da malha viária com o avanço do Programa Asfalto Novo.