ACISBEC realiza primeira capacitação presencial do ano atendendo às demandas
Em parceria com o Sebrae, curso apresentou técnicas para empreendedores iniciantes e para os que estão no mercado
- Data: 27/01/2023 13:01
- Alterado: 27/01/2023 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: ACISBEC
ACISBEC realiza primeira capacitação presencial
Crédito:Divulgação
A primeira capacitação presencial realizada na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), neste início de ano, teve grande adesão e atendeu a capacidade total do curso, 40 participantes. O tema Comece a Organizar sua Ideia de Negócio apresentou uma ferramenta importante para empreendedores que estão iniciando um negócio ou para os que já estão estabelecidos.
De acordo com a palestrante e consultora do Sebrae, Eliane Maria Mariucci, o interesse está relacionado à necessidade e mudanças de comportamento do mercado, além da covid, que exigiu o isolamento social.
“Nos últimos anos estamos vivendo uma velocidade muito grande na evolução tecnológica. E as pessoas perceberam que é preciso também mudar, acompanhar esse ritmo. Hoje já não existe, como antes, um número grande de pessoas contratadas pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Agora há muitos terceirizados e outras formas de produção de trabalho e prestação de serviços. Além disso, a crise sanitária de saúde também mudou a forma de viver, as pessoas perceberam que podem trabalhar em suas casas, pelo sistema home office. Então, quando há a chance da atividade presencial, depois de longo período em casa, há mais procura e ainda pela possibilidade de trocar ideia”, explicou.
Estratégia – O tema também despertou grande interesse. No conteúdo foi apresentado o que é Canvas, um método que tem como objetivo colocar as ideias de prática de projetos no papel antes de iniciar ou inovar no negócio.
“Muitas pessoas começam a empreender por necessidade e não por oportunidade. Elas partem para uma produção ou realização de uma atividade ou de serviços sem conhecer os principais conceitos para o desenvolvimento de um negócio, sem conhecer a importância de um planejamento estratégico e que começaram por esse impulso,” comentou.
A consultora também destacou a importância da parceria com a ACISBEC, que dá oportunidade para as pessoas aprenderem mais, desenvolverem novas competências nesse cenário de mudança que despontou de forma rápida, e que foi acelerado pela crise da saúde pública mundial.