Prevenção e conscientização reduzem índice de gestação na adolescência em São Bernardo
Apenas 5,7% dos bebês nascidos no município são de gravidez de jovens de 10 a 19 anos; índice é o menor da história da cidade
- Data: 01/02/2023 19:02
- Alterado: 01/02/2023 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Divulgação
Na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada de 1 a 8 de fevereiro, São Bernardo colhe os frutos das políticas púbicas de prevenção e conscientização implantadas na rede municipal de Saúde. Atualmente, apenas 5,7% dos bebês nascidos no município são de gravidez entre jovens de 10 a 19 anos, o menor índice da história da cidade. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, a queda dos casos de gravidez na adolescência vem ocorrendo na cidade de forma gradativa desde 2000. Nos últimos cinco anos, porém, o declínio vem se acentuando e registrando recordes ano a ano. Em 2022, o índice registrado foi de 6,68%.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, em virtude das ações realizadas no município, o patamar atual é inferior à média dos municípios da região e está também abaixo da média do Estado. “O resultado pode ser atribuído ao esforço contínuo da rede de saúde e de toda administração em ofertar informação de qualidade, métodos contraceptivos para homens e mulheres, que previnem não só a gravidez, mas também as infecções sexualmente transmissíveis, e o investimento na base educacional de nossas crianças e jovens”, explicou.